Governo espanhol contra OPA de consórcio húngaro sobre a Talgo &

O Executivo espanhol opõe-se à Oferta Pública de Aquisição (OPA) que um consórcio húngaro está a preparar sobre a fabricante de comboios Talgo. Esta quarta-feira, o ministro dos Transportes, Óscar Puente, assegurou que 💥️fará “tudo o que for possível” para impedir que a empresa espanhola seja adquirida pelo Ganz-Mavag, avança o ✅Cinco Días.

A operação levanta suspeitas no Palácio da Moncloa devido às 💥️alegadas ligações da Magyar Vagon, a empresa que lidera o consórcio, com o Governo de Viktor Orbán e até com a Rússia. O conglomerado pertence ao empresário András Tombor, que foi conselheiro para os assuntos de segurança nacional durante o primeiro mandato do primeiro-ministro húngaro.

Simultaneamente, o Governo espanhol está a analisar 💥️eventuais ligações entre o fabricante de equipamento ferroviário DJJ (Dunakeszi Jarmüjavító), propriedade da Magyar Vagon desde 2023, e capitais russos ou chineses.

A Magyar Vagon ainda não apresentou formalmente o pedido de aquisição à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV, na sigla em espanhol), mas revelou a sua intenção de o fazer, desde que chegue a um acordo prévio com o banco da Talgo, tendo em conta que tem 227 milhões de euros de dívida executável em caso de mudança de controlo.

💥️Espera-se que a OPA – que avalia a empresa espanhola em 632 milhões de euros (preço estabelecido de cinco euros por ação) – seja lançada nos próximos dias. O 💥️Executivo liderado por Pedro Sánchez tem direito de veto sobre o negócio, visto que classificou a Talgo como empresa estratégica.

Depois de ter sido tornada pública a sua posição relativamente à operação, as ações da fabricante de comboios, que chegaram a negociar em alta de 6% esta quarta-feira, estavam a descer 1,6%.

O que você está lendo é [Governo espanhol contra OPA de consórcio húngaro sobre a Talgo & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...