Imposto de Renda 2023: Um guia para declarar rápido, no prazo e sem cair na malha fina
O Money Times reuniu tudo o que você precisa saber para declarar seu Imposto de Renda rapidamente e sem riscos de cair na malha fina. (Alexas Fotos/Pexels)
O período de prestar contas como Leão está chegando: o prazo para a declaração do 💥️Imposto de Renda Pessoa Física de 2023, com ano-base de 2022, começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio.
O 💥️Money Times reuniu tudo o que você precisa saber para declarar seus rendimentos rapidamente e sem riscos de cair na malha fina.
Veja um guia completo para a declaração do Imposto de Renda de 2023, com ano-base de 2022
💥️Prazo
Segundo o site da 💥️Receita Federal, a partir deste ano, o período de entrega para as declarações de imposto de renda da pessoa física (DIRF) ocorrerá entre 15 de março a 31 de maio.
As empresas tinham até o dia 28 de fevereiro para entregar o informe de rendimentos a seus empregados.
Quem precisa declarar
Conforme anunciou a Receita, para ser isento de imposto de renda é necessário:
Este ano, também estão isentos do imposto de renda os trabalhadores que recebem salário de até R$1.903,98.
Veja a tabela do Imposto de Renda
No caso de operações em Bolsa de Valores, os produtos com apuração de ganhos líquidos sujeitos à incidência de IR precisam, necessariamente, ser declarados.
💥️Programa
A nova versão do programa para fazer a declaração do Imposto de Renda 2023 será liberado para download a partir do dia 15 de março.
A declaração também pode ser preenchida de forma online, pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa. O contribuinte também pode fazer a declaração através do aplicativo 💥️Meu Imposto de Renda, que está disponível para celulares e tablets.
O programa do Imposto de Renda deve ser baixado no site da Receita: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf.
💥️Documentos
A Receita Federal pede documentos pessoais e comprovantes de renda. Confira os documentos pessoais exigidos:
Restituição
A restituição é válida para quem, após ajustes entre receitas e despesas, teve uma retenção na fonte maior do que o imposto devido.
Vale destacar que valor da restituição do imposto de renda é corrigido pela taxa Selic a partir do mês de maio e vai até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.
Investimentos do Imposto de Renda
💥️Como declarar ativos em bolsa de valores
💥️Como declarar imóveis
💥️Como declarar criptoativos
O que você está lendo é [Imposto de Renda 2023: Um guia para declarar rápido, no prazo e sem cair na malha fina].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments