Paulo Alexandre Sousa escolhido para provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa &
Paulo Alexandre Sousa vai ser o próximo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (CML), substituindo Ana Jorge no cargo, que assumiu funções a 1 de maio de 2023 e foi exonerada a 29 de abril pelo atual Executivo, anunciou esta quinta-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no Parlamento.
“💥️O novo provedor da Santa Casa está escolhido. Não é Pedro Mota Soares, nem Maria Luís Albuquerque. É Paulo Alexandre Sousa”, revelou Maria do Rosário Ramalho, na reta final da sua audição na comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, na sequência de um requerimento do PS da Iniciativa Liberal (IL).
O anúncio rapidamente se tornou polémico. A Visão (acesso livre) noticiou, entretanto, que Paulo Alexandre Sousa foi condenado, há quatro anos, pelo banco central de Moçambique a uma pena de inibição de três anos de exercer cargos sociais e funções de gestão em instituições de crédito e sociedades financeiras, devido a uma situação de “conflito de interesses” durante a sua passagem pela administração do Banco Comercial e de Investimentos de Moçambique.
Nascido em Lisboa, Paulo Alexandre Sousa, tem 56 anos, é💥️ licenciado em Gestão de Empresas, pelo ISEG. Pós-graduado em gestão bancária e em estratégias de exportação, Paulo Alexandre Sousa “💥️tem uma vasta experiência em cargos de administração, de onde se destacam a presidência da Comissão Executiva do Banco Comercial e de Investimentos, S.A., a Direção Central de Financiamento Imobiliário da Caixa Geral de Depósitos e a Presidência do Conselho de Administração da Wolfpart, SGPS”, adianta o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSS), em comunicado enviado minutos depois da audição terminar.
O próximo provedor da Santa Casa conta ainda com💥️ experiência internacional, tendo sido, nomeadamente representante de Portugal no Economic Affairs Committee, no âmbito da European Mortgage Federation (EMF). Além disso, tem “também💥️ experiência na área social, tendo sido Vice-Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa” e fez parte da 💥️“direção do Núcleo da Costa do Estoril durante dois mandatos“, acrescenta o ministério.
Minutos antes de anunciar o nome do substituto de Ana Jorge, Maria do Rosário Ramalho explicou que o Governo procurou um “novo modelo de provedor” para fazer face à “gravíssima situação financeira”. Assim, por um lado, tem que ser um financeiro dada a “💥️absoluta emergência financeira” da instituição, mas por outro, tem que ter um 💥️“perfil com provas dadas de ação social”, dado a missão social da instituição. 💥️“Em breve, será anunciada a data da respetiva tomada de posse e a constituição da restante Mesa”, acrescenta a tutela.
✅(Noticia atualizada pela última vez às 21h28)
O que você está lendo é [Paulo Alexandre Sousa escolhido para provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments