Tebet: PIB prova que inflação não é por demanda, e ministra engrossa coro por corte de juros

Simone Tebet ministra planejamento ministério pib 2022 crescimento copom juros selic banco central

Simone Tebet falou com jornalista durante lançamento do novo Bolsa Família (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A ministra do Planejamento, 💥️Simone Tebet, disse que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 foi uma “notícia boa”.

Ela afirmou que o governo espera um gesto positivo do 💥️Banco Central (BC) sobre a taxa de juros. As declarações foram feitas nesta quinta-feira, 2, a jornalistas durante a cerimônia de lançamento do novo Bolsa Família no Palácio do Planalto.

No último ano, a economia brasileira cresceu 2,9% em relação a 2023. O resultado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em linha com a expectativa do mercado, que apontava para uma alta de 3%.

“É um somatório para mostrar que estamos fazendo dever de casa com o PIB. Apesar de ser do ano passado, se mostrou positivo a ponto de podermos estar num diálogo com o Banco Central e com o Copom, mostrando que a inflação não é por demanda. Tivemos crescimento acima das expectativas e estamos fazendo o dever de casa”, disse Tebet a jornalistas no Palácio do Planalto.

Em decorrência dos números apresentados, a ministra disse que espera “um gesto positivo a favor do Brasil na próxima reunião do Copom”.

Na quarta-feira (1º), Tebet já havia afirmado que o governo está fazendo um “esforço concentrado” para mostrar para o BC que é possível reduzir os juros no País. Na ocasião, a ministra disse que o governo busca mostrar para o BC que o problema da inflação não é demanda.

O que você está lendo é [Tebet: PIB prova que inflação não é por demanda, e ministra engrossa coro por corte de juros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...