Entenda se a sorte ajuda na vida financeira ou não

💥️Por Gustavo Cerbasi, para o BTG Pactual Digital

Um pouquinho de sorte não faz mal a ninguém, e isso vale para as mais diversas áreas da vida. Na construção de um planejamento financeiro, contar com a sorte é arriscado. Mas, será que a sorte ajuda na vida financeira, ou apenas nos prega peças?

Neste artigo, vou explicar por que a sorte não entrou na equação da minha busca pela independência financeira. Se você imagina que a sorte ajuda na vida financeira, vale a pena repensar a estratégia e se focar nos aspectos racionais.

Sorte não é algo que possamos escolher

Costumo ressaltar que o sucesso na multiplicação da riqueza está diretamente ligado às boas escolhas que fazemos. Escolhas de consumo, de investimento, de pagamento de dívidas etc.

A sorte é um elemento que vai além das nossas opções. Não faz sentido incluir a sorte como aspecto decisivo na construção da prosperidade. Caso fizéssemos isso, automaticamente estaríamos tirando o peso das boas escolhas a serem realizadas ao longo de nossa jornada.

Inteligência financeira não é questão de sorte

Quando você pensar no conceito de inteligência financeira, risque do seu vocabulário a palavra sorte. Volte seu foco para duas palavras que estão ao alcance do seu próprio esforço: competência e conhecimento.

Mais cedo ou mais tarde, a sorte vai bater à porta de pessoas com inteligência financeira. O que chamamos de sorte, nesse caso, é o encontro do conhecimento com a oportunidade.

Em muitos momentos da vida, oportunidades surgem e cabe a nós aproveitá-las. Em relação às finanças, podem ser ocasiões de obter bons descontos e de fazer investimentos vantajosos, por exemplo.

O Brasil é um celeiro de oportunidades, muitas vezes relacionadas à ideia de transformação. Nosso país passa por constantes mudanças e crises intensas e frequentes, o que impacta a economia e dá vida a novas oportunidades. O desafio é se preparar bem para aproveitá-las da melhor maneira possível. A sorte sorri para quem se capacita.

Invista em si mesmo

É uma boa ideia buscar conhecimento para explorar novas ocasiões. A construção de uma condição de prosperidade tem relação direta com a disposição de cada pessoa a investir em si mesmo. Pode ser com a compra de livros, a assinatura de publicações especializadas ou a matrícula em cursos mais aprofundados.

Quem investe em um curso de inteligência financeira, por exemplo, dedica tempo e dinheiro à construção do futuro. Esse movimento pode parecer um grande passo, mas se trata de uma escolha que tem grandes chances de ser recompensadora.

Afinal, a sorte ajuda na vida financeira?

Seria errado dizer que a sorte não ajuda na vida financeira. Afinal, esse elemento sobre o qual não temos total controle pode quebrar um galho em muitos casos.

Mas, minha orientação é que você evite se focar na ideia de sorte ou de dar o pulo do gato, e procure pensar no seu desenvolvimento pessoal. Tenha como meta adquirir novos conhecimentos que lhe permitirão desfrutar de boas oportunidades.

Além de acompanhar conteúdos gratuitos como o deste blog e dos vídeos que produzo para o canal do BTG Pactual digital no YouTube, recomendo o investimento em livros sobre finanças e cursos específicos, que lhe darão as bases para a longa jornada de construção e manutenção de sua independência financeira.

O que você está lendo é [Entenda se a sorte ajuda na vida financeira ou não].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...