Inadimplência despenca 8% no primeiro trimestre e evidencia recuperação

Inadimplência recua no Brasil e evidencia retomada da economia

Evidenciando a melhora na economia brasileira diante dos prognósticos positivos do novo governo, a inadimplência do consumidor despencou 8% no primeiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados nacionais da Boa Vista.

💥️>>> Invista em Imóveis de Maneira Inteligente e Seja Dono dos Maiores Empreendimentos do Brasil [SAIBA COMO] <<<

Em 12 meses, a queda acumulada foi de 1,9%. Na relação mensal com ajuste sazonal, março apresentou elevação de 2,6%. Por outro lado, na base anual de comparação, a queda foi de nada menos que 10,9%.

Dentre as regiões analisadas, a maior queda foi no Sul, com variação negativa de 11,7%. Por sua vez, Centro-Oeste e Sudeste apresentaram, em seguida, os maiores recuos, de 9,9% e 7,4% & respectivamente. Nordeste e Norte apresentaram baixas respectivas de 7% e 5,4%.

“As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo a tomada de crédito e contribuindo para a queda do fluxo de registros. Espera-se que com a redução da desocupação, evolução da renda e maior demanda por crédito, o estoque de inadimplência mantenha um ritmo estável em 2023”, avalia a Boa Vista.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

O que você está lendo é [Inadimplência despenca 8% no primeiro trimestre e evidencia recuperação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...