COPs são essenciais, mas limite de 1,5ºC já caducou, diz Paulo Artaxo

Para Paulo Artaxo, COPs são instrumentos essenciais na governança climática global Para Paulo Artaxo, COPs são instrumentos essenciais na governança climática global Imagem: Divulgação

Para o físico e pesquisador Paulo Artaxo, um dos principais especialistas brasileiros em mudanças climáticas, a meta de limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C só existe na cabeça dos diplomatas e já caducou. "Este ano já vamos ter aumento de 1,5ºC", disse em entrevista para Ecoa.

Na quinta-feira (7), o observatório Copernicus, da União Europeia, divulgou dados indicando que Artaxo está certo e 2024 deve superar 2023 como o ano mais quente do mundo desde que os registros começaram, com aquecimento acima de 1,5ºC..

Às vésperas da COP29, no Azerbaijão, o integrante do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) ressalta a urgência de um novo modelo de governança climática que realmente funcione. Para ele, as COPs carecem de mecanismos robustos para verificar emissões e implementar políticas eficazes.

O que você está lendo é [COPs são essenciais, mas limite de 1,5ºC já caducou, diz Paulo Artaxo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...