Elis Regina faria o comercial da VW? Sem IA regulada isso não importa
A ação você já deve ter visto pois viralizou. Em comemoração aos 70 anos no Brasil, a VW colocou no ar um comercial "emocionante" onde as protagonistas são Maria Rita, e sua mãe, que faleceu em 1982, Elis Regina. Como? Usando Inteligência Artificial para substituir o rosto de atitudes de uma dublê, por um "avatar" da Elis Regina. Essa é uma tecnologia chamada de "deepfake".
Não, não é um episódio de Black Mirror - por mais que pareça. Em concordando com a Anitta, seria até melhor que essa última temporada.
A musica do comercial é simplesmente "Como nossos pais", de Belchior, mas um hino para a cantora Elis Regina em todas suas performances poderosas e carregando nessa potência o significado de uma letra tão importante para a época vivida.
Mas aqui você já está emocionado demais para perceber o problema disso tudo.
O primeiro deles é que Elis Regina foi uma pessoa que, através de seus posicionamentos sociais e sua arte, demonstrava, em plena época em que fez sucesso justamente com essa música, ser contra a ditadura militar em vigor, que além de tudo, silenciava a arte da qual ela fazia parte. E aqui vemos a voracidade em sua interpretação de "Como nossos pais". A música é uma crítica direta à ditadura militar e tudo que vinha ocorrendo contra muitas pessoas no Brasil, mas também à ela própria, Elis.
De forma muito engenhosa, a propaganda focou apenas em conectar com as estrofes que queriam que você entendesse, retirando as partes que deixavam mais explícita a crítica a tudo que a propaganda representa.
Então até que você soubesse a origem da letra e o posicionamento da Elis, você já estaria tomado pela emoção para conseguir racionalizar isso tudo. E aí você aplaude o golaço, aos prantos, como em final de mundial.
Você esquece do histórico de Elis Regina, que chegou a cantar essa música em um evento chamado "Show de Maio", ocorrido em 1979, que serviu para arrecadar dinheiro para apoio ao fundo de greve de funcionários do ABC, formado por quem? Metalúrgicos que reivindicavam direitos das empresas que os exploravam. Dentre estas empresas, a própria VW.
Entenda aqui a gravidade da questão: Elis Regina cantou, em carne e osso, essa música em específico, como uma crítica direta à VW.
Esse acontecimento é tão significativo que até o presidente Lula, que foi metalúrgico por muitos anos em sua vida, já havia postado antes deste alvoroço todo e por outro motivo, uma foto deste dia ao lado de Elis Regina (a verdadeira).
✅Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uolO que você está lendo é [Elis Regina faria o comercial da VW? Sem IA regulada isso não importa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments