2023 será o mais quente em 125 mil anos: dá para se acostumar com o calor?

Paulistanos e turistas fazem selfie com termômetro marcando 40 graus na Avenida Paulista, região central de São Paulo Paulistanos e turistas fazem selfie com termômetro marcando 40 graus na Avenida Paulista, região central de São Paulo Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

2023 está caminhando para quebrar diversos recordes de temperatura, sendo o ano mais quente dos últimos 125 mil anos, segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, órgão da União Europeia. Sabendo que vem um cenário nada amigável pela frente, resta somente a dúvida: será que em algum momento a gente vai se acostumar com esse calor todo?

💥️A boa notícia é que sim, nosso corpo desenvolve uma certa tolerância ao calor. Esse processo já foi estudado e é chamado de aclimatação ou aclimatização e não funciona só para temperaturas mais altas: aclimatar é o processo natural de um organismo ajustar-se a mudanças em seu habitat, geralmente envolvendo temperatura ou clima.

Na verdade, acontecem uma série de mudanças fisiológicas, que levam em média duas semanas, podendo chegar a alguns meses, que permitem que o corpo funcione melhor em um certo clima. No caso do calor, por exemplo:

O que você está lendo é [2023 será o mais quente em 125 mil anos: dá para se acostumar com o calor?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...