Poluentes eternos: por que você deve ficar de olho nessas substâncias

Até o fio dental pode ser um perigo Até o fio dental pode ser um perigo Imagem: Getty Images

Os chamados produtos químicos eternos, apesar de desconhecidos da maioria das pessoas, fazem parte da vida moderna e estão presentes em quase todos os utensílios domésticos. O problema é que estas substâncias tóxicas invisíveis são extremamente resistentes. Suas moléculas se acumulam em nossos organismos e no meio ambiente, transformando-se em um verdadeiro problema para ecossistemas e para a saúde humana.

💥️Per e polifluoroalquil. Essas substâncias, conhecidas como PFAs ou substâncias químicas eternas, são moléculas sintéticas, muito resistentes, desenvolvidas nos anos 1940 a partir da união de átomos de flúor e carbono.

💥️Panelas, roupas e mais. Desde então, elas são usadas de maneira intensiva, principalmente na fabricação de produtos antiaderentes, impermeáveis ou resistentes a manchas. Os PFAs estão presentes em roupas, tapetes, ceras para piso, panelas antiaderentes, embalagens a prova de gordura — como as dos fast-foods e de embalagens longa vida — e até no fio dental e em alguns cosméticos.

O que você está lendo é [Poluentes eternos: por que você deve ficar de olho nessas substâncias].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...