Jacarés gigantes que engoliram perna de bióloga também viram isca no AM

arrancou a perna de uma bióloga na reserva Mamirauá, na região amazônica do Médio Solimões, pode chegar a até seis metros. Apesar do tamanho, é usado como isca por seres humanos, o que coloca em risco a vida dos maiores jacarés da Amazônia.

Em 2009, a bióloga Deise Nishimura era estagiária no Projeto Boto, onde realizava monitoramento da espécie, no estado do Amazonas. Em um período de rio baixo, ela foi abocanhada por um jacaré-açu chamado Doroteia. O animal a puxou para a água e rodopiou, uma ação feita para afogar, cansar e facilitar o desmembramento de presas.

Deise se desvencilhou ao cutucar os olhos sensíveis do açu, mas uma das pernas foi decepada. Momentos depois, a perna foi recuperada por indígenas, que mataram jacarés para encontrá-la e, posteriormente, enterrada. A história foi narrada pelo podcast Rádio Novelo.

Relacionadas

A vida do jacaré-açu é ameaçada pelo seu uso como isca para o "urubu dos rios", um peixe chamado piracatinga. Caçadores ilegais caçam, cortam a cabeça e caudas dos jacarés para atrair os peixes, que são vendidos por valores altos em países como a Colômbia.

Mas esse uso não é o único algoz na vida dos açu.

Deise Nishimura, bióloga atacada por jacaré na Amazônia - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Jacarés gigantes que engoliram perna de bióloga também viram isca no AM].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...