Pouca comida, sem médico e solidão: os perrengues de explorar a Antártica

Os estudos feitos por ele acontecem na Criosfera 1, uma base científica instalada a mais de 2.500 km da Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz e a 670 km do polo sul. Chegar lá tem uma distância equivalente a sair de São Paulo e ir até Buenos Aires pelo continente adentro.

Na ausência de um hotel - ou qualquer outra infraestrutura -, é o lugar mais confortável para se hospedar. A base tem placas de energia solar e eólica para gerar energia elétrica e aquecimento. A estrutura abriga cientistas e expedições que duram de 15 a 60 dias.

A base parece distante, como uma colônia espacial, mas os fenômenos que a flagelam estão chegando até nós de maneira cada vez mais drástica.

Francisco Eliseu Aquino trabalha em base científica instalada na Antártica - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Cientista cava buraco na neve para pesquisas na Criosfera 1, base científica instalada na Antártica - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal

Nós devemos apenas ler o que a natureza está nos dizendo" , 💥️Francisco Eliseu Aquino, cientista

Cientistas próximos à Criosfera 1, base científica instalada na Antártica e a 670 km do polo sul - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Cientistas na Criosfera 1, base científica instalada na Antártica e a 670 km do polo sul - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Mapa onde fica o Criosfera 1 - BBC Brasil - BBC Brasil , uma força visível e responsável por gerar vida.

Até mesmo as calotas de gelo soterradas há milhares de quilômetros mantém um diálogo permanente com árvores da floresta amazônica.

"O desmatamento na Amazônia torna a América do Sul mais quente. Com isso, há interferência no sistema tropical inteiro, que se interconecta com todo o planeta", explica Eliseu.

Não se sabe se cientistas brasileiros irão retornar para o Criosfera 1. "A nível individual e coletivo, interromper o aquecimento global deve ser considerado uma bandeira quando se elege um vereador, um deputado. Toda a gestão pública tem que estar comprometida com a mudança climática", defende o pesquisador.

💥️*

💥Em celebração ao Dia do Meio Ambiente, Ecoa relembra histórias marcantes contadas por aqui que nos fizeram refletir sobre o assunto. Para saber mais sobre o trabalho da Criosfera 1, leia a reportagem completa aqui.

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Pouca comida, sem médico e solidão: os perrengues de explorar a Antártica].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...