Desmatamento na Amazônia derrete neve no Tibete, diz estudo

O que acontece no Ártico não fica no Ártico". Agora, novas pesquisas acrescentam ao nosso entendimento que, da mesma forma, 💥️o que acontece na Floresta Amazônica não fica na Floresta Amazônica.

Há cerca de um mês, pesquisadores informaram na revista Nature Climate Change que o desmatamento na Floresta Amazônica pode ter efeitos colaterais para o clima em regiões distantes, potencialmente pressionando elementos-chave do sistema climático global - no Planalto Tibetano e na camada de gelo da Antártica Ocidental - em direção a pontos de ruptura climática que podem ser catastróficos para a humanidade e para a biodiversidade de nosso planeta.

💥️O clima da Terra é controlado por uma complexa rede de interações entre sua atmosfera, oceanos, solos, gelo e biosfera. Os cientistas identificaram que as ações da humanidade estão atualmente levando elementos deste sistema a limites extremos, ou inclusive a pontos de inflexão, para além dos quais as mudanças se tornariam autossuficientes - fazendo com que todo o sistema terrestre se transforme em um novo estado possivelmente hostil à vida em suas formas atuais.

"Os componentes do sistema Terra que têm um limiar crítico além do qual um sistema se reorganiza são chamados de elementos de ruptura", explica o coautor do estudo Jingfang Fan, um cientista do sistema terrestre da Universidade Normal de Pequim, na China, e do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático (PIK), na Alemanha.

Estes elementos de ruptura incluem o bioma Amazônia, as placas de gelo da Antártica Oriental e Ocidental, o permafrost ártico e a Grande Barreira de Corais, na Austrália, entre outros.

💥️Existe a teoria de que um ponto de ruptura, ou ponto de inflexão, alcançado em uma região poderia desencadear um ponto de ruptura em outra, e assim por diante, como a derrubada de dominós.

Montanhas cobertas de neve - NASA Goddard Photo and Video via Flickr (CC BY 2.0) - NASA Goddard Photo and Video via Flickr (CC BY 2.0) Mapa da Amazônia - KBHS Social Sciences/divulgação - KBHS Social Sciences/divulgação em transição para um novo estado mais seco, potencialmente causando a extinção da floresta remanescente e sua substituição por savana, com profundos impactos secundários para o sistema climático global.

amazônia - iStock - iStock Incêndio na Floresta Amazônica perto de Porto Velho, em Rondônia, em agosto de 2023 - Divulgação - Divulgação créditos de carbono genuínos na Amazônia poderia ser o "salvador final" para a preservação deste ecossistema vital, porém vulnerável.

O que você está lendo é [Desmatamento na Amazônia derrete neve no Tibete, diz estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...