Não é só ciclofaixa: França terá bolsa-bike em projeto de R$ 33 bilhões
O governo francês está planejando uma série de medidas para incentivar o uso de veículos de duas rodas, começando com o desenvolvimento de ciclovias e faixas exclusivas para ciclistas.
Apenas em 2023, o Estado já planejou investir ? 200 milhões em infraestrutura destinada ao ciclismo.
"Ao longo da duração do plano, o fundo de mobilidade ativa será perpetuado no valor de ? 1,25 bilhão, ou seja, ? 250 milhões por ano para acelerar o desenvolvimento de instalações para ciclistas em toda a França", diz um documento que descreve o plano.
O governo francês também quer incentivar o desenvolvimento de rotas para ciclistas, que são populares entre os turistas, por meio de contratos de planejamento entre o estado e a região.
Atualmente, há 57.000 quilômetros de rotas seguras para bicicletas na França. O objetivo é atingir 80.000 quilômetros até 2027 e 100.000 quilômetros até 2030.
Ajuda do Estado para comprar bicicletas
O auxílio estatal para a compra de bicicletas será estendido até o final do "plano de ciclismo" em 2027. O auxílio também estará disponível para a compra de bicicletas de segunda mão revendidas por profissionais.
Mudanças no código de trânsito também serão testadas para melhorar o tráfego de bicicletas.
"Propomos a instalação de apoios para os pés na beira da estrada para que os ciclistas possam parar nos semáforos sem ter que sair do selim", afirma o documento.
Uma mudança no sinal verde para ciclistas também será testada em alguns lugares para "permitir que os ciclistas saiam do semáforo e recuperem velocidade suficiente antes que os outros veículos arranquem".
Treinamento de ciclistas
O plano também incentivará os funcionários do setor público a irem de bicicleta para o trabalho, aumentando o pacote de mobilidade sustentável para o serviço público de ? 200 para ? 300.
"O Estado francês pretende ter 100% de suas instalações equipadas com estacionamento seguro para bicicletas até 2027", acrescenta o documento.
Para limitar os roubos, está prevista a ampliação do registro de bicicletas no arquivo nacional de identificação de bicicletas.
O número de vagas de estacionamento seguro perto de estações ferroviárias também será aumentado para 90.000 até 2027, em comparação com 30.000 este ano.
As sessões de treinamento em direção de bicicletas para jovens de 6 a 11 anos também serão intensificadas, com 850.000 crianças treinadas por ano a partir de 2027.
O governo também quer apoiar o setor de fabricação de bicicletas na França, com o objetivo de produzir mais de 1,4 milhão de bicicletas em 2027, em comparação com 854.000 em 2022.
O que você está lendo é [Não é só ciclofaixa: França terá bolsa-bike em projeto de R$ 33 bilhões].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments