Domitila Barros: ?O feminismo foi usado para me fragilizar no BBB?
Relacionadas
A recifense nasceu em meio à ONG fundada pela mãe, o Centro de Atendimento a Meninas e Meninos (CAMM), que atende crianças pobres por meio de lazer e educação na comunidade de Linha do Tiro.
💥️Por sua atuação, ela se tornou em 2000 uma das "Sonhadoras do Milênio", um título oferecido pela Unesco.
Em 2023, ela fundou o próprio projeto social, o She From the Jungle. Nele, mães solo produzem roupas com material reaproveitável e biojoias feitas a partir do capim-dourado.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Domitila Barros (@domitila_barros)
Para mim, é muito difícil ver as pessoas hierarquicamente porque a gente tinha, no projeto, crianças em situação de rua, de comunidades, gente das igrejas, doadores, políticos, todo tipo de gente e, com isso, aprendi desde pequena que existem pessoas diferentes, com forma de pensar diferente, poder aquisitivo diferente, mas no final das contas somos todos iguais.
💥️Ecoa: Qual foi o impacto do BBB para as causas que você defende e para os projetos sociais nos quais você atua?
💥️Domitila: A gente conseguiu alcançar mais pessoas e isso é extremamente relevante porque o projeto vai fazer 40 anos e nunca teve tanta visibilidade a nível nacional.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por She is From The Jungle | por Domitila Barros (@sheisfromthejungle_brasil)
Por outro lado, para mim, também tem uma questão emocional. Eu cresci subindo no pé de coco, no pé de manga, passando uma semana na praia e vendo todos meus problemas serem levados pelo mar e eu comecei a entender que se eu tiver filhos, talvez eles não tenham essa vida.
💥️O emocional para mim é imaginar que se eu tiver filhos daqui a dois, três, cinco anos, eu não vou poder fazer com eles as coisas que eu fiz na minha infância.
💥️Imagina, você salva centenas de mulheres através do trabalho feito em um projeto social em muitos anos e isso é invalidado porque não pode falar nada senão Larissa se machuca.
BBB 23: Sarah Aline, Domitila Barros e Cezar Black se reencontram após serem eliminados da casaNo caso do Black, eu pensei da seguinte forma: 'Black, você é um homem negro, enorme e que tomou três cervejinhas, se você se levantar, você é o agressor'.
Eu não tenho esse privilégio, também, de falar as coisas que a Bruna falou e no tom que ela usou. 💥️Se eu saio da Linha do Tiro com as minhas tranças e chego no BBB para falar assim com as pessoas, eu sou vista como um monstro.
E eu queria mostrar ali que a gente pode fazer diferente, a gente é capaz de ser melhor do que isso e temos argumentos, sim, e falamos num tom educado. Quando eu procurava falar sobre racismo de uma outra forma, queria mostrar na televisão que nós temos educação suficiente para conversar e dialogar sobre o assunto, nós temos argumentos, agora, privilégio nós não temos.
💥️Ecoa: Depois da sua participação no programa, você vai voltar a se concentrar nessas causas e projetos? Quais serão os próximos passos?
💥️Domitila: Agora existem dezenas de projetos sociais que foram criados com meu nome, não vou conseguir ser madrinha de todos, mas vou continuar minha vida toda lutando. E eu vou continuar de forma nacional e global me engajando pelos temas que me dão vida. Eu tenho essa responsabilidade.
O que você está lendo é [Domitila Barros: ?O feminismo foi usado para me fragilizar no BBB?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments