Dia dos Povos Indígenas: conheça origem da data
Relacionadas
No evento, os representantes dos países americanos se reuniram para discutir políticas públicas voltadas aos povos indígenas.
Por que dia 19 de abril é dia do indígena?
O congresso durou de 14 a 24 de abril, mas, a princípio, os indígenas se recusaram a participar e fizeram um boicote. No entanto, no dia 19 de abril voltaram atrás e resolveram participar, fazendo parte dos debates — por conta disso, a data foi escolhida para homenagear os povos indígenas.
No México, havia 55 delegações oficiais presentes. Das Américas, apenas Paraguai, Haiti e Canadá não compareceram.
Entre os participantes, havia 47 representantes de várias nações indígenas de todo o continente. O Brasil foi representado pelo antropólogo e etnólogo Edgar Roquette-Pinto, que não era indígena, mas estudou os povos indígenas.
O que foi criado no Dia dos Povos Indígenas?
Após a conclusão do Congresso, algumas medidas genéricas foram estabelecidas para apoiar a defesa dos direitos dos povos indígenas. Como:
Respeito à igualdade de direitos e oportunidades para todos os grupos da população da América;
Respeito por valores positivos de sua identidade histórica e cultural a fim de melhorar situação econômica;
Adoção do indigenismo como política de Estado;
Criar o Dia do Aborígene Americano em 19 de abril.
Dia dos Povos Indígenas no Brasil
No Brasil, três anos após o congresso, em 1943, um decreto-lei do então presidente Getúlio Vargas estabeleceu a data em homenagem aos povos indígenas, originalmente chamada de "Dia do Índio".
Quem o convenceu foi general Marechal Rondonm que tinha origem indígena, e que criou em 1910 o Serviço de Proteção ao Índio, que se tornou a atual Funai (Fundação Nacional do Indígena).
Por que o 'Dia do Índio' virou 'Dia dos Povos Indígenas'?
Até 2022, a data ainda era conhecida por "Dia do Índio", mas a Lei 14.402/22 alterou o nome para "Dia dos Povos Indígenas". A mudança de nomenclatura ocorreu para valorizar a diversidade étnica e cultural desses povos e reconhecer a pluralidade existente entre as diferentes etnias do país.
A nova nomenclatura da data visa combater estereótipos e preconceitos em relação aos povos indígenas, que muitas vezes eram vistos como um grupo homogêneo e sem identidade própria.
O que você está lendo é [Dia dos Povos Indígenas: conheça origem da data].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments