Como impedir a violência sexual que já atingiu 13 dos brasileiros
Relacionadas
Adivinha 💥️quantas crianças de menos de 13 anos foram estupradas na última hora no Brasil?
Respire fundo que a informação é forte? 💥️a cada hora pelo menos quatro meninas e meninos sofrem violência sexual no nosso país*.
Certamente você ou alguma pessoa próxima foi vítima de violência sexual antes dos 18 anos, pois 💥️um terço da população brasileira passou por isso**.
Infelizmente essa pessoa não deve ter denunciado, pois só 11% denunciam. E se ela te contou, é porque confia muito em você, já que apenas 26% tiveram a coragem de contar para alguém**.
Quem é o estuprador de crianças e adolescentes?
As pessoas tendem a achar que é um desconhecido na rua, mas a realidade não é bem assim, normalmente é alguém muito próximo. Em 86% dos casos os estupradores eram conhecidos da vítima, a maioria parentes.
Sim, parentes são grandes estupradores.
O desconhecimento e a vergonha
É comum a criança vítima de violência sexual não entender o que está acontecendo? e pior, quando percebe, sente culpa e vergonha, o que faz com que acabe não revelando sobre a violência que sofreu.
A sedução
Boa parte dos💥️ abusadores não usam de violência, mas de sedução, e se aproveitam justamente da ignorância das vítimas. 💥️Por isso desistem quando a criança sabe dizer não!.
O que fazer?
Nós, mães e pais, não estamos 24 horas por dia com nossos filhos e filhas. E, como falamos, muitas vezes o estuprador é da família.
Precisamos dar "ferramentas" para que as crianças se protejam. E para isso é preciso fortalecê-las com INFORMAÇÕES.
Não é sobre erotismo, mas sobre evitar violência!
Há muitas maneiras de falar com crianças, mesmo as muito pequenas. No site do Instituto Liberta, há uma série de materiais que podem ajudar pais e professores nessa conversa (https://liberta.org.br/o-que-fazer/)
Com isso elas aprendem a identificar o que não é permitido, e estão preparadas para dizer NÃO!
Escola?
Considerando que a maior parte da violência sexual acontece na própria família, é também preciso que a escola seja esse espaço formativo e de construção cidadã, um local para falar sobre o tema e auxiliar na compreensão e prevenção.
Nós, pais e mães, mandamos nossos filhos para escola para nos ajudar a prepará-los para a vida, não só português e matemática, mas também aprendem a conviver, a dividir, a se relacionar com outras crianças.
É lá que eles também aprendem a lidar com frustrações. A serem resilientes.
Não parece óbvio que a escola pode nos apoiar a prevenir nossos filhos da violência sexual também?
É um direito das crianças terem informações para a prevenção da violência sexual
Em tempos de ✅fake news é importante ter um lugar confiável para tratar desse assunto. Senão, as crianças e adolescentes estarão entregues ao tema na internet, na rua... ou pior, nas mãos de um abusador.
Já é lei
Precisamos educar para a prevenção de todas as formas de violência, inclusive sexual, e essa obrigação no currículo escolar já é lei. Vamos fazer cumprir.
Por isso, nós te convidamos a aderir ao abaixo-assinado para as crianças e adolescentes terem acesso nas ESCOLAS à informação para se protegerem da violência sexual (bit.ly/manifestoliberta).
Ajude a proteger crianças que você ama, ajude a proteger crianças que alguém ama. Assinar leva menos e 30 segundos e fará uma grande diferença.
💥️Contamos com você,
💥️Luciana Temer - Instituto Liberta
💥️João Paulo Pacífico - Grupo Gaia
💥️Ps. Por favor, assine o abaixo-assinado e divulgue para mais gente (bit.ly/manifestoliberta).
💥️Ps2. Importante lembrar que o crime de estupro não acontece só quando tem penetração. Pela lei, qualquer ato libidinoso com menor de 14 anos é estupro, e nem sempre o ato é violento ou machuca.
💥️Fontes dos dados:
*Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2022)
**DataFolha em pesquisa encomendada pelo Instituto Liberta (presidido pela Luciana).
💥️*
Ainda por aqui? Assista a 💥️OESTE, a nova série em vídeo de Ecoa.
Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo: https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol
O que você está lendo é [Como impedir a violência sexual que já atingiu 13 dos brasileiros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments