Papo Preto #122: As mídias independentes no combate ao discurso de ódio
"A gente tinha um governo que incentivava esse tipo de discurso e também o uso de arma de fogo. E o uso de arma de fogo faz você aniquilar o outro, o que é diferente de você. O discurso de ódio vem da ideia de aniquilar o diferente, a pessoa negra, a população LGBTQIA+, quem é de fora", continua Rocha.
De acordo com ele, a grande mídia acaba prestando um grande desserviço quando permite que alguns apresentadores produzam discursos de ódio. "Vimos Silvio Santos, Sikêra Júnior e outras pessoas da Record e SBT, principalmente, apareceram na pesquisa. Mas no próprio Big Brother Brasil estamos vendo discurso de ódio o tempo todo" 💥️(a partir de 13:39 do arquivo acima).
Para Rocha, a mídia hegemônica tem que combater e não perpetuar esse discurso, e a mídia alternativa tem um papel ainda mais fundamental. "Porque ela não vem para fazer a narrativa das elites e das grandes corporações, ela tende a não produzir esse imaginário, ela fala da arte da favela e não retrata a favela apenas como um lugar de crime" 💥️(a partir de 16:57 do arquivo acima).
Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o 💥️ysoke Plural, um projeto colaborativo entre o 💥️YSOKE, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.
O que você está lendo é [Papo Preto #122: As mídias independentes no combate ao discurso de ódio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments