Papo Preto #121: Os desafios enfrentados pela população negra LGBTQIAP+
Pesquisa do Ecossistema de Informação (IEA) realizada com a população LGBTQIAP+ negra da cidade do Rio de Janeiro, coordenada pela Datalab e com apoio da Internews, mostrou que 98,2% das pessoas entrevistadas já sofreram discriminação ou violência racial.
Neste episódio de Papo Preto, Roberta Ribeiro, psicanalista clínica e pesquisadora de raça e gênero, que participou do estudo, fala sobre o impacto da raça na população LGBTQIAP+, que sofre mais violência do que os demais que fazem parte da sigla.
"Tivemos um retrocesso muito grande nos anos de bolsonarismo, não só os que estavam no parlamento, mas sim nas ruas e nas redes sociais. Mas também os movimentos sociais organizados conseguiram com que essa população ficasse mais atenta e ficassem mais conscientes também", diz Roberta 💥️a partir de 09:27 do arquivo acima.
"Tivemos na eleição 2022 mais candidaturas LGBTs, mais pessoas eleitas e isso é muito importante porque essas pessoas chegam a esse espaço de poder e fazem com que suas vozes sejam ouvidas e validadas", continua ela.
O relatório trouxe uma aba de recomendações na tentativa de orientar práticas a fim de construir um futuro mais saudável para essa população. "Na primeira recomendação eu escrevi que seria muito oportuno que pessoas negras LGBTQIAP+ sejam vistas enquanto pessoas. Isso parece óbvio, mas pode não ser", diz 💥️a partir de 19:18 do arquivo acima.
"Quando a gente pensa em pessoas sendo vistas como pessoas é para que a gente olhe para esse grupo social e entenda as suas diferenças. Nós somos seres complexos e temos demandas diferentes, mas igualmente importantes para a sociedade. Precisamos reconhecer a humanidade em nós mesmos", conclui Roberta.
Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o 💥️ysoke Plural, um projeto colaborativo entre o 💥️YSOKE, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.
O que você está lendo é [Papo Preto #121: Os desafios enfrentados pela população negra LGBTQIAP+].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments