Sementes nativas salvam famílias da seca e fome na Paraíba
💥️No sertão da Paraíba, o agricultor Euzébio Cavalcanti, 52, encontrou uma nova arma contra a fome e as mudanças climáticas: as sementes tradicionais, conhecidas carinhosamente de "sementes da paixão" no estado.
Membro do Assentamento Queimadas, no pequeno município de Remígio, no Polo da Borborema (PB), ele fez da semente uma ferramenta contra a seca e as dificuldades que atingem a comunidade.
Relacionadas
💥️Desde que passou a resgatar, armazenar e cultivar essas sementes, em 1993, seu Euzébio economizou dinheiro e ganhou autonomia no seu plantio, passando a ter melhores colheitas.
Em uma região de clima semiárido, marcada por um longo período de estiagem e chuvas concentradas em poucos meses do ano, a iniciativa fez toda a diferença.
"Já teve uma estiagem em que quase todo mundo estava replantando o milho Jaboatão [espécie típica da região] e eu não replantei. Na chuva que voltou, ele retornou [brotou], não deu a mesma produção, mas garantiu guardar a semente para o ano seguinte. É um milho muito resistente! Ter a semente guardada é bom porque [ela] é muito cara na hora de plantar. Quem tem não precisa comprar", afirma.
Nos cursos, Seu Euzébio se dedica a mostrar a outros agricultores a importância de guardar sementes para ter sempre alimento saudável na mesa"As sementes nos ensinam a resistir no semiárido, porque a natureza está mudando — tudo está aquecendo rápido. 💥️A semente da paixão é a certeza da nossa segurança alimentar, 💥️eu sou apaixonado por ela", finaliza.
O que você está lendo é [Sementes nativas salvam famílias da seca e fome na Paraíba].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments