Douglas Mendonça 5.0: os melhores carros dos anos 1970
✅Passat TS foi um marco da VW no Brasil e mostrou como os alemães faziam esportivos (Foto: VW | Divulgação)
✅Linhas herdadas da Audi se tornaram objeto de desejo do consumidor brasileiro entre os carros dos anos 1970 (Foto: VW | Divulgação)
Aqui não temos um, mas um poderoso trio coadjuvante: Chevrolet Opala 250S (171 hp), Dodge Charger R/T (215 hp) e Ford Maverick V8 Quadrijet (257 hp). Eram grandes, faziam bastante barulho e eram bons de estrada, conseguindo elevadas velocidades médias e alto nível de conforto. Porém, consumiam bastante gasolina e não eram os melhores nas curvas ou frenagens fortes.
O Opala, com comando especial, carburador de corpo duplo e taxa de compressão aumentada, era o “melhorzinho” dos três nesses parâmetros, mas era um trio bom mesmo nas retas. O Charger tinha um V8 com taxa alta (8:1) e sistema de escape individual, enquanto no Maverick Quadrijet havia uma receita parecida com a do Chevrolet, e seu “kit esportivo” era vendido nas concessionárias Ford. Mas o Passat TS dava trabalho aos três…
A revolução do Fiat 147
✅Fiat 147 trouxe um conceito de engenharia inovadora pois era um automóvel diminuto por fora, mas com muito espaço interno, o que fazia dele um dos carros mais inovadores dos anos 1970 (Foto: Fiat | Divulgação)
Já como melhor conceito dos anos 1970, sem dúvidas o Fiat 147. O carro, primeiro da marca no país, chegou em 1976 trazendo uma ideia inédita aqui no Brasil. Era pequeno por fora e espaçoso por dentro, com disposição transversal de seu diminuto motor 1050 e transmissão manual de quatro marchas para melhor aproveitamento de espaço interno.
Nunca havíamos tido um modelo assim no Brasil, pequeno, leve, espaçoso e com projeto mecânico moderno (comando no cabeçote, correia dentada etc.). Primazias dos italianos. Além disso, o 147 era o carro mais econômico do país no final dos anos 1970, percorrendo os 14 km da ponte Rio-Niterói com quatro a bordo, bebendo apenas 1 litro de gasolina. Um teste de sucesso que virou propaganda.
Na próxima semana, não perca os melhores carros dos anos 1980 nesses meus 50 anos como jornalista automotivo!
O que você está lendo é [Douglas Mendonça 5.0: os melhores carros dos anos 1970].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments