Volvo EX30 tem jeito de Tesla e preço de Compass para ser líder em vendas
17/07/2024 04h00
💥️Espaço interno: esse não é exatamente um bom atributo do Volvo EX30.
O motorista e o passageiro dianteiro se acomodam bem, messmo os de maior estatura, mas o espaço no banco de trás é bem restrito e, embora seja homologado para três ocupantes, só consegue levar duas pessoas com algum conforto - vale destacar que esse Volvo mede 4,23 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,55 de altura e 2,65 m de entre-eixos.
A capacidade do porta-malas também é limitada, ainda mais considerando que o EX30 não tem estepe - apenas um kit de reparo de eventuais furos. O bagageiro, conforme a Volvo, tem apenas 318 litros de capacidade - existe, ainda, um compartimento dianteiro, porém é pequeno, com sete litros.
Especialmente se você tiver mais do que 30 anos, pode ser necessário algum tempo para se adaptar, mas logo o usuário se acostuma - pelo menos, esse foi o meu caso.
De resto, o acabamento interno, praticamente todo feito com materiais reciclados ou recicláveis, é simples e ao mesmo tempo elegante e caprichado, combinando diferentes texturas e cores. Além disso, não faltam porta-objetos no habitáculo.
A posição de dirigir é muito boa,, enquanto os botões dos vidros elétricos ficam posicionados no console central. Um ponto fraco é a falta de saídas do ar-condicionado para os ocupantes do assento traseiro.
💥️Segurança: esse é um aspecto que está no DNA da Volvo, marca que sempre priorizou a proteção aos ocupantes dos seus veículos e também de terceiros. No caso do EX30, a situação não é diferente e o crossover sai da fábrica com seis airbags.
Além disso, vem equipado com uma parafernália de assistentes eletrônicos à condução, como alerta de colisão dianteira e traseira que inclui tráfego cruzado, frenagem automática de emergência, desvio automático de pedestres e ciclistas, frenagem pós-colisão, alerta de ponto cego, assistente de manutenção de faixa, sistema de proteção contra lesões cervicais, luz alta automática, leitor de placas de trânsito e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo que faz curvas sozinho - por segurança, o condutor precisa manter as mãos no volante e, se não fizer isso, um alerta é acionado após alguns segundos.
💥️Desempenho: é um ponto alto do EX30. Seu motor elétrico com 272 cv de potência e 35 kgfm de torque instantâneo reponde rapidamente ao pisar no acelerador, proporcionando muita agilidade nas arrancadas e nas retomadas de velocidade. A fabricante informa aceleração de zero a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
O volante de raio pequeno achatado em cima e embaixo tem boa pegada as mudanças de direção são rápidas. Por outro lado, o EX30, diferentemente de outros Volvo que eu já dirigi, traz ajuste de suspensões mais voltado ao conforto, bem ao gosto dos chineses.
Na versão topo de linha Ultra avaliada, as baterias são de 69 kWh, que proporcionam autonomia de até 338 km segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) - com o pé leve, na vida real e em circuito predominantemente urbano, a marca dos 400 km é bem factível.
Vale destacar que a configuração de entrada Core (R$ 229.950) vem, por padrão, com baterias de 51 kWh, com alcance reduzido a 250 km no ciclo do Inmetro. Por R$ 20 mil extras, õ EX30 Core ganha as baterias maiores das versões mais caras.
Em um carregador rápido, com corrente contínua e potências a partir de 60 kW, o carregamento de 10% a 80% das baterias acontece em até cerca de 30 minutos. Vale lembrar que proprietários de Volvo têm recarga gratuita na rede de carregadores da montadora, que hoje tem cerca de 50 unidades de alta potência distribuídas em corredores rodoviários em diferentes regiões do Brasil.
4,0
4,0
5,0
5,0
4,0
3,0
5,0
Pontos Positivos
- Preço
- Segurança e equipamentos
- Desempenho
- Design
Pontos Negativos
- Tem pouco vão livre do solo para um SUV
- Espaço interno
Veredito
O Volvo EX30 cumpre bem a missão de conquistar um público mais amplo, mesmo sendo um produto de marca premium. Por ser 100% elétrico, tem o apelo da sustentabilidade, mas não fica aí. Anda bem, é estiloso, traz suspensão confortável e oferece amplo pacote de itens de segurança e tecnológicos, por um preço atualmente imbatível. A quase ausência de botões físicos, como em carros da Tesla, exige alguma adaptação. Poderia ter um painel de instrumentos ou head-up display para não concentrar todas as informações na central multimídia.
O que você está lendo é [Volvo EX30 tem jeito de Tesla e preço de Compass para ser líder em vendas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments