Escolas americanas poderão vir a ter tecnologia de deteção de armas alimentada por IA
A comunicação social faz-nos saber, com preocupante frequência, de desastres em escolas espoletados por alunos que têm armas na sua posse. Assim, as escolas americanas estão interessadas em instalar uma tecnologia de deteção de armas alimentada por Inteligência Artificial (IA).
A facilidade com que se acede a armas, nos Estados Unidos, intriga muitas pessoas, especialmente quando essas são menores de idade. De facto, por lá, os desastres que envolvem armas, alunos e escolas são comuns, e, independentemente da frequência, chocam o mundo.
Assim sendo, de modo a ajudar a proteger os alunos e detetar armas de fogo nos campus, uma empresa de Silicon Valley, Iterate.AI, está a apresentar às escolas americanas tecnologia de deteção de armas alimentada por IA. Segundo Matt Frary, da Iterate.ai, várias instituições da Bay Area estão interessadas em implementar a tecnologia a nível nacional.
Na perspetiva de Frary, as pessoas precisam de descobrir como proteger os seus filhos e esta tecnologia alimentada por IA permite uma implementação "rápida e barata".
O instrutor Jerry Kau mostra a um aluno como segurar uma arma de fogo durante uma aula de segurança para jovens com arma de fogo em East Dundee, Illinois, Estados Unidos, em 21 de abril de 2015. Fonte: Newsweek (Jim Young/ Reuters)
Há alguns anos, a Iterate.ai desenvolveu a tecnologia para um cliente que estava a ter problemas de roubo nas suas lojas. No entanto, reconheceu que ela poderia ser útil para detetar armas nas escolas, utilizando as câmaras de segurança já instaladas.
De facto, Brian Sathianathan, diretor de tecnologia, já afirmou que a tecnologia da Iterate.ai é compatível com a maioria das câmaras de vigilância usadas atualmente.
Mais, segundo o executivo, a maioria dos administradores de sistemas pode facilmente adicionar o código Python ao servidor do computador usando o seu software, configurando todas as câmaras para começar a detetar armas de fogo em questão de horas.
A tecnologia reconhece armas de fogo semi-automáticas e armas de mão. De acordo com Sathianathan, também consegue identificar coletes de Kevlar visíveis e lâminas com pelo menos 15 centímetros de comprimento; mesmo que uma arma seja apenas parcialmente visível, os sistemas da Iterate.ai conseguem detetá-la.
Quando deteta uma arma, o sistema envia automaticamente uma notificação, um e-mail, ou outro sinal escolhido.
O que você está lendo é [Escolas americanas poderão vir a ter tecnologia de deteção de armas alimentada por IA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments