Cuidado, o ransomware LockBit está a chegar aos computadores da Apple
O macOS, fruto de uma aposta clara da Apple, é hoje um dos sistemas mais seguros do mercado. As barreiras de proteção são fortes e dificilmente podem ser ultrapassadas. Agora, do que foi descoberto, há uma nova ameaça. O ransomware LockBit está a chegar aos computadores da Apple e a causar estragos.
Apple tem uma nova ameaça de segurança
Por norma, devido à segurança que a Apple coloca nos seus sistemas operativos, o ransomware ataca o Windows, o Linux ou máquinas virtuais. Esta é um verdadeiro problema para os utilizadores, que assim vêm as suas máquinas e os seus dados bloqueados até que um resgate seja pago.
Se o macOS estava até agora protegido, há notícias de que surgem as primeiras ameaças reais ao sistema da Apple. Falamos do conhecido ransomware LockBit, que surgiu agora em várias amostras, o que revela que estará já a ser testado para infetar esta nova plataforma.
Anyway, the archive in which this sample was included shown bundled date as March 20.
— MalwareHunterTeam (@malwrhunterteam) April 16, 2023
And they even have PowerPC builds...
pic.twitter.com/FRGZv8rtMA
Atenção a este ataque que agora se foca no macOS
Sendo um dos ransomwares mais ativos no mundo digital, vindo de um grupo baseado na Rússia, tem ganho uma forma e uma visibilidade ainda maior desde começou a ser oferecido como RaaS (Ransomware as a Service). Mediante um pagamento, qualquer grupo pode usar esta ameaça para visar computadores e assim exigir dinheiro para desbloquear os dados cifrados.
Esta é uma situação que traz para os utilizadores do macOS a necessidade de uma atenção especial. Com este novo ransomware o sistema da Apple fica vulnerável e exposto a potenciais ataques. Não se sabe ainda a forma como este se propaga, mas em breve muito mais será conhecido.
O que você está lendo é [Cuidado, o ransomware LockBit está a chegar aos computadores da Apple].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments