Yamaha Ténéré, um ícone dos ralis, renovada em dose dupla para 2025 - Lifestyle.pt -
A Yamaha anunciou as novas Ténéré para 2025 – a 700 e a 700 Rally. Esta é uma das gamas de maior sucesso nas motos de ralis, contando com um passado de sucesso no Dakar nos anos 1990.
💥️Motor com inovação
A versão mais recente do motor CP2 bicilíndrico equipa ambas as motos, tendo 690 centímetros cúbicos de cilindrada. Pela primeira vez, foi incluído o sistema eletrónico de controlo do acelerador YCC-T, naquela que é uma das grandes novidades desta atualização. Debita cerca de 72 cv de potência (54 kW), havendo uma versão limitada a 35 kW para condutores com carta de condução A2.
O motor cumpre as normas de emissões Euro 5+. Há dois mapas selecionáveis: Sport e Explorer, no qual a entrega de potência é mais suave. A escolha faz-se através de um botão no comutador do lado direito.
A caixa é de seis velocidades, e a posição de acionamento da embraiagem foi deslocada para a frente. Foi igualmente acrescentada uma cobertura de proteção.
💥️Ciclística
O quadro, testado nas competições off-road, é duplo berço em aço tubular. Tendo em conta que é uma moto off-road, a suspensão é de longo curso, com uma nova forquilha invertida dianteira totalmente ajustável cujo curso é de 210 milímetros. As mesas de direção são novas.
Atrás, encontra-se uma nova suspensão de ligação por braço desenvolvida com o feedback do programa da Yamaha nos rally-raid, com ligação progressiva e curso de 200 milímetros. Há um único amortecedor, cujo corpo é feito de alumínio, e depósito piggyback.
O sistema de travagem inclui dois discos de 282 milímetros à frente e um disco de 245 milímetros atrás. O condutor beneficia do sistema de ABS com três modos: Modo 1 (ativo em ambas as rodas); Modo 2 (desativado na roda traseira); e Modo 3 (totalmente desativado). As jantes medem 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás. O controlo de tração TCS é também equipamento de série, com duas definições (ligado e desligado).
💥️Estética e design
O visual é totalmente novo, sem fugir à silhueta icónico da Ténéré 700. Há um para-brisas de peça única e uma secção minimalista do meio para a traseira dando muito espaço ao condutor. O depósito de combustível (com capacidade de 16 litros) foi deslocado para a frente, e a sua parte superior está numa posição mais baixa.
A secção central assegura um assento confortável, com design simples e que destaca o ponto de contacto sólido entre a moto e as pernas do condutor. O assento é de uma peça, com inspiração nos ralis, de design longo e estreito. Os faróis, com quatro unidades LED individuais, estão dispostos numa estrutura de alumínio com suporte em forma de Y.
Há dois novos esquemas de cores: Frozen Titanium, para os modelos standard e de assento baixo; e o azul Icon Blue da Yamaha.
A altura do assento continua a ser de 875 milímetros (há uma variante com 860 milímetros de altura), e o triângulo de condução mantém-se idêntico apesar de uma renovada secção dianteira do assento que garante maior conforto. O passageiro também tem maior conforto, graças à mudança para assento único.
O suporte do silenciador foi melhorado, e os pontos de montagem do sistema de transporte de bagagem opcional foram reforçados. O interruptor do descanso lateral foi redesenhado e colocado numa posição que tem em conta o feedback dos clientes. Há novos apoios para os pés, dez milímetros mais largos.
💥️Novo painel de instrumentos
A bordo, o condutor encontra um novo painel de instrumentos TFT de 6,3 polegadas, colocado verticalmente com inspiração nos roadboo do rally-raid. É possível ligar a moto a um smartphone por Bluetooth através da app MyRide, o que permite atender chamadas telefónicas, ouvir música, ter navegação curva-a-curva e até ver mensagens.
Há uma tomada USB-C para carregar os dispositivos no lado direito do cockpit, protegida por uma tampa impermeável. O painel de instrumentos tem dois temas distintos conforme as informações que os condutores quiserem ter: Street, mais clássico; e Explorer, mais modernoe dinâmico. Há ainda novos cubos de comandos, ergonómicos e fáceis de usar.
💥️Ainda mais extrema: Yamaha Ténéré 700 Rally
No topo de gama está a Ténéré 700 Rally, que desde logo tem uma decoração especial que homenageia as Yamaha vencedoras do Dakar nos anos 1980: carenagem azul, jantes douradas e design Speedblock.
A distância ao solo é maior, a forquilha dianteira KYB é totalmente ajustável e o curso é de 230 milímetros. O amortecedor traseiro também tem um curso maior, de 255 milímetros. O protetor de cárter de alumínio é outro exclusivo desta versão.
O assento de rali de uma peça é único desta versão, proporcionado uma ergonomia diferente: a posição de condução é um pouco mais alta e vertical, o que facilita os movimentos do condutor na moto. O assento é também mais espesso, e há uma capa de duplo material com o logótipo Rally. O poisa-pés é em titânio, com superfície de contacto maior e design serrilhado.
O painel de instrumentos tem um terceiro modo, Raid, com desenho inspirado nos roadbook dos rally-raid retirando boa parte da informação mais orientada ao uso em estrada. São privilegiados dados relativos ao trajeto.
O que você está lendo é [Yamaha Ténéré, um ícone dos ralis, renovada em dose dupla para 2025 - Lifestyle.pt -].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments