Tradição sem crueldade: este restaurante recria os pratos da avó na sua versão vegan
Gustavo Grilo e Pedro Mourarias optaram por uma alimentação vegetariana em 2018 e rapidamente perceberam a dificuldade de serem vegetarianos num meio em que não está habituado a este tipo de alimentação. Quando a mãe de Pedro, num Natal, cozinhou um "Bacalhau com Natas", na sua versão vegan, os dois amigos perceberam que esse era o caminho: criar refeições vegan para todos. Esse foi o primeiro passo para criar um conceito que pretende recriar as receitas tradicionais nas suas opções vegan.
O projeto A Minha Avó nasceu como uma dark kitchen (restaurantes virtuais que servem os seus clientes exclusivamente em regime de takeaway) em Lisboa. Em 15 de julho de 2023, foi inaugurado o restaurante, continuando a oferecer um serviço de takeaway.
Os primeiros pratos foram o "bacalhau com natas", o "arroz de pato" e a "carne de porco à portuguesa", que ainda fazem parte do menu que agora também inclui o "bitoque com ovo", o "arroz de polvo" e até a tradicional "francesinha", além dos maravilhosos croquetes.
Ao longo do último ano, o menu foi-se alterando, Gustavo, Pedro e Carina - a chef do restaurante - tiveram oportunidade de experimentar e criar novos pratos. As receitas foram-se alterando e aprimorando e os desafios encontrados foram sendo ultrapassados.
Passado mais de um ano da abertura, o que nós encontramos foi um restaurante cheio, um menu repleto de pratos que nos despertam a memória afetiva e mesas compostas por muitos clientes que, não sendo vegans, não resistem aos pratos que saem da cozinha de Carina.
No entanto, chegar até este ponto não foi simples. Além de saborosos, é necessário que estes pratos sejam recriações o mais próximo possível dos tradicionais. É um desafio. "Fiz o arroz de pato mais de dez vezes", confessa Carina e explica que encontrar as texturas certas é o mais difícil. No entanto, depois de muitas tentativas, conseguiu criar um prato tão semelhante ao tradicional que até conseguiu enganar um familiar, que comeu o "arroz de pato", sem saber... que não tinha pato.
Quando questionada sobre o prato mais desafiante para criar, Carina não tem dúvidas: o bitoque com ovo. Este prato foi um desafio exatamente pela dificuldade que é conseguir a textura certa para o bife. Foi cozinhado das mais diversas formas até chegar ao resultado atual. No entanto, o esforço recompensou já que é o prato mais popular do restaurante.
Apesar dos muitos desafios, passado pouco mais de um ano da data de abertura, o feedback não podia ser mais positivo. Gustavo e Pedro pensam, agora, em expandir o negócio, com a abertura de um segundo restaurante "em Lisboa ou no Porto", ainda não está decidido.
O restaurante A Minha Avó é um espaço com pratos para todos, para quem é vegan e para quem não é. Para quem gosta dos pratos tradicionais de sempre e para quem tem curiosidade em experimentar novos ingredientes, sem perder as memórias afetivas da gastronomia portuguesa.
O que você está lendo é [Tradição sem crueldade: este restaurante recria os pratos da avó na sua versão vegan].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments