Bebeu e se jogou em mim: ativista relata assédio de Boaventura
Durante o depoimento, ela afirma que viajou a Coimbra a convite de Boaventura para dar uma aula na pós-graduação. "Esse senhor me convidou para jantar em um lugar onde estávamos sozinhos. Ele começou a beber e me chamou para ir ao seu departamento para buscar uns livros que iria me emprestar. Quando vou ao departamento desse senhor, ele se joga em cima de mim", relatou.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Mov. Mujeres y Diversidades Indígenas por el Buen Vivir (@mmujeresindigenas)
Segundo a ativista, que classificou o professor de "machista e violento", os fatos ocorreram em 2010. Ela afirmou não ter denunciado o assédio, à época, "porque seria vista como uma mulher mapuche", não como uma acadêmica.
"Quando voltei de Coimbra para Lisboa, devastada, um argentino me disse para não falar nada, pois ele [✅Boaventura] é o guru do pensamento de esquerda em Portugal e, na Argentina, ninguém acreditaria em mim", afirmou. No depoimento, Moira Ivana Millán criticou a construção de "egolatrias" que levam a situações de "maus tratos e violência".
Embora o vídeo tenha quase um ano, somente agora passou a circular em grupos de WhatsApp de estudantes de doutorado no Brasil e em Portugal. O compartilhamento do vídeo coincide com a publicação de um artigo em que três ex-alunas do CES acusam Boaventura de assédio sexual.
Nesta quarta-feira, 12, uma estudante brasileira disse ser a personagem de um dos casos relatados — Boaventura teria tocado no joelho da aluna e a convidado a "aprofundar a relação" como "pagamento" pelo apoio acadêmico.
Em e-mail enviado a alunos, ex-alunos e funcionários do CES, Boaventura de Sousa Santos negou as acusações e disse que as denúncias foram feitas por vingança — uma das autoras do artigo, segundo o sociólogo, foi expulsa do CES por mau comportamento.
O que você está lendo é [Bebeu e se jogou em mim: ativista relata assédio de Boaventura].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments