Falta de sexo no casamento: motivos não têm a ver com tempo de relação
Pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, se debruçaram sobre o assunto e encontraram alguns pontos interessantes sobre o sentido de estar preso a um presente interminável e insatisfatório ligado a sexualidade. O estudo, publicado em 2023, mostra que há correlação entre a sensação de tédio e a resposta sexual (desejo, excitação e orgasmo) e a satisfação sexual (erotismo, frequência, intimidade).
Também há fatores relacionados à personalidade: pessoas propensas a ficarem entediadas, em geral, são as que mais apresentam essa percepção de que o sexo é pouco estimulante, repetitivo ou monótono.
Descompasso sexual: quando um casal perde o ritmo
Outro fator interessante está ligado aos processos de atenção: se uma pessoa não se interessa por estímulos sexuais, é provável que não consiga se manter com foco no sexo, o que impactará na excitação e, portanto, culmina nesse sentido de tédio. O contrário também é possível: para quem já tem déficit de atenção, distrações interferem no desempenho sexual, o que levará ao tédio depois.
Os estudos sugerem, então, que o tédio sexual, pode não ser só o resultado de relações monogâmicas ou da falta de novidade —algo socialmente propagado como único destino dos casados—, mas também uma manifestação de tédio, inerente à experiência humana, e da maneira como lidamos com ele.
Novas parcerias, com seus jeitos particulares, nos mobilizam, mas o desafiador é encontrarmos energia para nos tornarmos desejantes no sexo e na vida. Pessoas com mais dificuldade de gerar estímulos sexuais interessantes a partir de si dependem mais das parcerias, o que pode ser desafiador para a sua vida sexual e um peso para a outra pessoa, que também quer ser motivada, levando-os a insatisfação sexual.
As pessoas que apresentam maiores características positivas ligadas ao sexo são as que dizem estar menos entediadas, inclusive nos relacionamentos duradouros. Ou seja, fazem a roda do erotismo girar, tem entusiasmo sobre o assunto e se divertem mais, contribuindo na melhora do seu bem-estar. Não tem a ver com o tempo.
O que você está lendo é [Falta de sexo no casamento: motivos não têm a ver com tempo de relação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments