Mulheres pedem desculpa o tempo todo, mas deveriam parar com isso

Uma explicação é a maneira como fomos educadas para sermos obedientes e comportadas. Esse pode ser um direcionamento que justifique os resultados de pesquisas que demonstram que as mulheres pedem muito mais desculpas por situações cotidianas do que os homens.

Pode ser antes de um posicionamento, para contestar um colega de trabalho, para justificar uma mensagem de WhatsApp ou até para dizer que não está tão arrumada para a ocasião. A verdade é que nós estamos nos desculpando demais e isso não é necessário.

Tenho uma amiga que pede desculpas para tudo. Ela me deixa doida, começa qualquer conversa com um pedido de desculpas e, na verdade, ao invés de parecer educada, ela acaba me soando insegura. Olha só, vamos combinar? Desculpa é algo que você pede ou recebe em consequência de um erro cometido. Se não tem erro, não tem desculpa.

Algumas de nós usamos desculpas como uma estratégia para sermos ouvidas, aceitas e benquistas nos ambientes em que frequentamos. Nós sabemos que as mulheres que riscaram esta palavrinha dos seus dicionários, provavelmente, serão tratadas como antipáticas. Se essa mulher for negra, a assertividade dela será interpretada como mau humor e grosseria, ela ficará eternamente marcada como a negra raivosa. Mas nós precisamos normalizar a nossa fala e apoiar umas às outras para que a nossa autoafirmação seja leve e sem autocobranças, e para que possamos destruir os estereótipos criados numa tentativa de nos controlar.

Vamos combinar uma coisinha aqui entre nós? Você pode se autoafirmar sem ter que se desculpar, sem ter que se cobrar tanto. O mundo já está cheio de gente pronta para te acionar com as infinitas cobranças da vida que vão desde a conta de luz até o seu comportamento no Carnaval. Por isso, seja mais legal com você mesma e viva a sua vida com menos culpa e mais liberdade. E pare de pedir desculpa.

O que você está lendo é [Mulheres pedem desculpa o tempo todo, mas deveriam parar com isso].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...