Missão Gaia da ESA descobre possíveis luas em mais de 350 asteroides - Ciência Tek

Conhecida por mapear estrelas, a missão Gaia revelou uma aptidão surpreendente: identificar luas em redor de asteroides “solitários”, quase duplicando o número de asteroides binários e mostrando que o espaço ainda guarda muitos segredos. Missão Gaia da ESA descobre possíveis luas em mais de 350 asteroides Gaia mapeia mais de 150.000 órbitas de asteroides ESA/Gaia/DPAC

A 💥️missão 💥️Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), continua a surpreender os cientistas com as suas descobertas. O telescópio espacial, que já é famoso por mapear estrelas💥️, encontrou agora indícios de luas em redor de mais de 350 asteroides, que até então eram considerados solitários.

Anteriormente, 💥️Gaia já tinha identificado luas em redor de asteroides binários, que são pares de asteroides orbitando um ao outro. Na nova descoberta 💥️conseguiu detetar esses companheiros celestes de forma independente, sem precisar de saber previamente onde procurar. Chamada de "busca cega", 💥️a técnica abre novas possibilidades para descobertas futuras.

Missão Gaia da ESA descobre fluxos primitivos de estrelas que ajudaram a moldar a Via Láctea

Ver artigo

“Asteroides binários 💥️são difíceis de encontrar porque são pequenos e estão longe de nós. Esperamos que cerca de um sexto dos asteroides tenham companheiros, mas 💥️até agora encontrámos apenas 500 desses sistemas entre um milhar de milhão de asteroides conhecidos”, explicou Luana Liberato, do Observatoire de la Côte d'Azur na França, e principal autora do estudo. “Esta 💥️nova descoberta sugere que há muitas outras luas por aí, à espera de serem encontradas”.

Se a descoberta for confirmada, 💥️o número  conhecido de asteroides com luas pode quase duplicar, aumentando em 352 candidatos binários. Isso é significativo porque os asteroides, especialmente os binários, são uma 💥️chave para entender a formação e evolução do nosso Sistema Solar.

💥️Clique nas imagens para mais detalhes

Desde seu lançamento em 2013, 💥️a missão Gaia tem sido um instrumento crucial na pesquisa de asteroides. Na sua terceira grande partilha de dados, 💥️mapeou as posições e movimentos de mais de 150.000 asteroides com uma precisão sem precedentes. Isso permitiu que os cientistas detetassem o leve “saracoteio” causado pela gravidade de uma lua em órbita.

Com a futura 💥️missão Hera, também da ESA, os cientistas esperam ser possível 💥️estudar mais de perto um sistema binário de asteroides, dando continuidade ao legado de descobertas da Gaia.

O que você está lendo é [Missão Gaia da ESA descobre possíveis luas em mais de 350 asteroides - Ciência Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...