É um jogo mas tem objetivos sérios. Foi desenvolvido na Universidade de Coimbra para terapia ocupacional d

Pedro Almeida desenvolveu um jogo que tira partido das capacidades de um robot social de assistência para estimulação cognitiva de idosos. Já foi testado com sucesso em 14 idosos da Cáritas Diocesana de Coimbra.  É um jogo mas tem objetivos sérios. Foi desenvolvido na Universidade de Coimbra para terapia ocupacional dos idosos teste-piloto do robot de terapia ocupacional e do jogo sério. FCTUC

O piloto do jogo desenvolvido pelo aluno do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) decorreu no âmbito 💥️do projeto EuroAGE+, que visa promover o envelhecimento ativo através da utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e, em particular, de robots sociais.

O jogo para estimulação cognitiva de idosos, baseado num robot social com capacidade de interagir e comunicar com pessoas através da fala, foi desenvolvido no âmbito da dissertação “Interação de um Robot Social com Utilizadores Humanos através de Linguagem Natural”.

Universidade de Coimbra cria jogo sério para terapia ocupacional dos mais velhos Universidade de Coimbra cria jogo sério para terapia ocupacional dos mais velhos O mestrando Pedro Almeida com o robot de terapia ocupacional que integra o jogo sério. créditos: FCTUC

O trabalho foi orientado pelos docentes do DEEC, Rui P. Rocha e Fernando Perdigão. Em comunicado explica-se que o 💥️robot consegue falar, incluindo expressões labiais sincronizadas com a fala, mas também consegue escutar e compreender o que o utilizador humano fala. O jogo é um sistema interativo que narra uma história no qual o robot interpela o utilizador, dando-lhe a possibilidade de escolher o curso seguinte da história, através das respostas recebidas.

Além disso, a história contada pelo robot, gerada com Inteligência Artificial, é sempre diferente. Na base das narrações estão as 💥️preferências e dados pessoais do utilizador, introduzidos no sistema por meio de um interface desenvolvido para os terapeutas ocupacionais especificarem as histórias consoante as necessidades específicas de cada utilizador, conta o docente. 💥️A complexidade do léxico e do enredo da história, e até a velocidade a que é contada, são adaptados automaticamente pelo robot, com base no nível cognitivo do utilizador idoso a que se destina.

Rui P. Rocha, também investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da FCTUC, explica que o teste piloto, realizado em 14 idosos da Cáritas Diocesana de Coimbra, teve muito sucesso. “💥️Quer os utilizadores idosos que participaram nesta primeira experiência, quer as terapeutas ocupacionais que conduziram as sessões de narração de histórias fizeram uma avaliação positiva deste jogo sério, evidenciando o elevado potencial do trabalho que tem sido e continuará a ser desenvolvido neste projeto”, conclui.

O projeto EuroAGE+ recebeu um financiamento global de 1,6 milhões de euros por parte da União Europeia e conta com a participação de várias entidades de Portugal e Espanha. É o caso do ISR/FCTUC, da Universidad de Extremadura, da Universidad de Valladolid, do Centro de Cirurgia de Mínima Invasión Jesús Usón, da Junta de Extremadura, do Cluster Sociosanitario de Extremadura, do Instituto Politécnico da Guarda e do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

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