Conferência MEDICA AI vai juntar médicos e tecnologistas para falarem sobre inteligência artifici
💥️A conferência é é organizado pelo Digital Surgery Lab, uma equipa multidisciplinar liderada pelo cirurgião Pedro Gouveia e integrada na Unidade de Mama da Fundação, e conta com duas dezenas de especialistas nas áreas da saúde e IA. As inscrições já estão abertas.
A regulação no mercado da saúde é muito diferente de outras áreas da economia e isso faz com que a implementação das ferramentas de IA seja mais lenta. 💥️Embora já se tenha começado a observar, em diversas instituições de saúde, a implementação de ferramentas de IA para melhorar a produtividade e a eficiência de processos automatizáveis (tais como a escrita de relatórios médicos), a tecnologia ainda não está a ser utilizada no domínio clínico.
Pedro Gouveia sublinha que há ainda uma alta de comunicação direta para os profissionais de saúde, já que habitualmente, nas grandes conferências onde se abordam seriamente estes temas, há poucos médicos envolvidos. O cirurgião refere que isso leva “a uma evidente falta de literacia tecnológica” [por parte dos profissionais de saúde], que “impede que eles acompanhem a evolução das melhores práticas dentro da área da saúde – práticas que, com a ajuda da tecnologia e em particular da IA, poderiam resultar em melhores decisões e tratamentos”.
💥️A conferência MEDICA.AI quer fazer essa ponte, familiarizando os profissionais de saúde com as ferramentas de inteligência artificial mais recentes para que possam aplicá-las no dia a dia.
Na conferência vão ser apresentados vários casos de utilização de IA na Fundação Champalimaud, como a iniciativa The Warehouse para criar um instituto de vanguarda na área do Digital Therapeutics, o projecto de “Bloco Operatório do Futuro”, a ser desenvolvido pelo próprio Digital Surgery Lab, e ainda o projecto Cinderella, igualmente integrado na Unidade de Mama. Durante a tarde várias startups e um especialista clínico da Google Health – Dillon Obika - vão falar de outros projetos que estão a decorrer em Portugal e a nível internacional.
Miguel Melo, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, vai falar da introdução da tecnologia na monitorização contínua e em rede do doente diabético e João Eurico Fonseca, director da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Lisbon School of Medicine em inglês) apresentará o projecto MedTech NEXT, que visa promover a digitalização e a modernização do ensino da medicina.
A conferência MEDICA AI está marcada para o próximo 16 de Julho próximo e vai decorrer na Fundação Champalimaud. Na página de registo pode consultar também o programa completo.
O que você está lendo é [Conferência MEDICA AI vai juntar médicos e tecnologistas para falarem sobre inteligência artifici].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments