10 anos de história no Metaverso que levaram o Facebook a mudar de nome - Computadores Tek
Os primeiros passos do caminho de investigação nos Reality Labs deram-se com os primeiros óculos de realidade virtual, há 10 anos. Atualmente, 💥️a empresa disponibiliza o Meta Quest 3 e 💥️uma coleção de óculos inteligentes Ray-Ban Meta. Celebra-se uma década de investigação futurista, desenvolvimento contínuo de produtos e uma série de protótipos. Nem todos foram sucessos, mas a realidade virtual associada à inteligência artificial está a tornar-se numa "realidade" para a empresa.
Nas palavras de Mark Zuckerberg, fundador da Meta, em março de 2014, 💥️“a realidade virtual já foi o sonho da ficção científica. Mas a internet também já foi um sonho, assim como os computadores e os smartphones. O futuro está a chegar e temos a oportunidade de o construir juntos". Foi nesta altura que 💥️Zuckerberg anunciou a aquisição da Oculus e começou a promover a sua visão do metaverso,
Início com um sonho e muitos memes na internet
Tudo começou com um kit de desenvolvimento, um sonho e uma boa quantidade de fita adesiva conta o Facebook. “Mais de 9.000 entusiastas prometeram um total de 2,4 milhões de dólares (cerca de 2,25 milhões de euros) para tornar o sonho realidade”. A 💥️equipa da Oculus transportou pessoas das suas salas de estar para o topo de um arranha-céu onde puderam olhar um Tiranossauros Rex nos olhos. Mas, o caminho não foi isento de pedras e houve problemas o que levou 💥️o Facebook a recompensar quem descobriu falhas em Oculus Rift ainda em 2014.
Facebook vai pagar 250 milhões por quebras de copyright sobre Realidade Virtual créditos: TekO Oculus Rift foi um dos pioneiros da era moderna do VR, em março de 2016, seguido dos comandos Touch de primeira geração em dezembro do mesmo ano. O Touch abriu um novo mundo de possibilidades, como escalar um penhasco com as próprias mãos no videojogo The Climb e gesticular para lançar feitiços em The Mage's Tale.
💥️Foi por esta altura que Zuckerberg se tornou um meme na Internet💥️, depois da sua entrada inovadora numa iniciativa da Samsung em Barcelona. O dono da Meta surpreendeu ao aparecer de repente em palco, mas o verdadeiro “choque” foi perceber que o fundador do Facebook passara tranquilamente pela assistência, enquanto esta estava literalmente noutra dimensão.
Lançado em 2018, o Oculus Go foi o primeiro produto de VR autónomo, com um preço base de 199 dólares (cerca de 187 euros ao câmbio atual), “oferecia uma nitidez visual drasticamente melhorada”, explica a Meta. 💥️O Oculus Go proporcionou às pessoas um lugar na primeira fila para concertos, filmes e eventos desportivos, ao mesmo tempo que permitiu conviver com amigos de formas que não seriam possíveis com os smartphones atuais.
💥️O Oculus Rift S foi lançado em maio de 2023, incorporando a tecnologia de rastreio de dentro para fora que eliminou a necessidade de sensores externos. Este headset destacavam-se por ser sem fios e autónomos.
Uma missão épica, segundo a Meta
💥️Após o anúncio em 2018, o headset de VR Quest chegou ao mercado em 2023, um novo modelo autónomo que permitia explorar mundos virtuais livremente, sem necessidade de fios ligados a um computador. Com a segunda versão, divulgada 💥️“acidentalmente”, a Meta chegou a mais pessoas que puderam explorar e interagir com o mundo virtual utilizando as suas próprias mãos, graças aos avanços da IA no rastreio das mãos.
tek oculus rift💥️Entretanto, a Meta viu-se a braços com a justiça, quando a estratégia do Facebook no novo headset de realidade virtual foi investigada na Alemanha. Em causa estava a obrigatoriedade de registo com uma conta Facebook para utilizar o equipamento.
A seguir foi a vez de desenvolvimentos tecnológicos como o Passthrough e o Air Link em 2023, que permitem às pessoas transmitir os seus jogos de VR para PC através da rede Wi-Fi para o Quest.
Foi também em 2023 💥️que a dona do Facebook mudou de nome para Meta. E a Internet não perdoa e encheu-se de memes sobre a mudança. 💥️Em causa estava o significado da palavra, o logotipo e o próprio anúncio da alteração inundaram as redes sociais.
💥️Com o Quest Pro, em outubro de 2022, a Meta apresentou ao mundo a realidade mista, completa com rastreio ocular e expressões faciais naturais. E no ano seguinte, também em outubro, 💥️surgiu o Meta Quest 3, o primeiro headset de realidade mista para o mercado de massas, permitindo que pessoas de todo o mundo misturem perfeitamente os mundos virtual e físico.
O sistema permite aprender a tocar piano na mesa da cozinha, dançar num estúdio de Zumba virtual ou assistir aos jogos da NBA do seu sofá. O Meta Quest 3 tem capacidade para “transformar a sua casa num espaço para "infinitas novas experiências", mas 💥️foi criticado pela falta de consideração pela reparação e pela ausências de manuais para arranjar o dispositivo ou peças sobressalentes entre outros problemas já detetados na versão anterior.
iFixit | Meta Quest 3 Créditos: iFixit
Um portal para novas formas de ligação
Portal, o dispositivo doméstico inteligente da Meta, forneceu informações, entretenimento e muito mais com um ecrã e uma câmara inteligente alimentada por IA para manter as pessoas no enquadramento durante as videochamadas. 💥️Este projeto foi abandonado em 2022, bem como o desenvolvimento de um smartwatch de marca própria. Enquanto disponível, o Portal permitiu a um dramaturgo premiado colaborar com atores e um encenador a milhares de quilómetros de distância. As famílias de militares utilizaram o Portal para se manter ligadas e desfrutar da Hora do Conto durante o destacamento. Segundo a Meta, 💥️o Portal foi um dispositivo doméstico inteligente à frente do seu tempo e um dos primeiros a integrar ecrãs para videochamadas.
Óculos com ✅griffe
Em setembro de 2023, o Facebook lançou os novos óculos inteligentes Ray-Ban Stories. 💥️Os primeiros óculos inteligentes de primeira geração nasceram de uma parceria entre o Facebook e a EssilorLuxottica e foram inicialmente disponibilizados nos EUA, na Austrália, no Canadá, na Irlanda, em Itália e no Reino Unido. Mais uma vez surgiram imagens do dispositivo antes da revelação. Com áudio ao ar livre, estes equipamentos eram ideais para ouvir música, acompanhar podcasts e atender chamadas em qualquer lugar.
Dois anos depois, surgiu a nova coleção Ray-Ban Meta smart glasses. A empresa integrou a Meta AI nos óculos inteligentes Ray-Ban Meta nos EUA e otimizou-os para uma experiência mãos-livres. Ao dizer "Hey Meta", os utilizadores podem interagir com a Meta AI para estimular a criatividade, obter informações e controlar os seus óculos, utilizando apenas a sua voz.
A empresa acredita que os óculos 💥️“vão continuar a melhorar e a ficar mais inteligentes ao longo do tempo. Em breve, serão lançadas novas experiências de IA, incluindo IA multimodal, para os óculos poderem compreender o que vê e fornecerem respostas úteis”. Os utilizadores poderão colocar alguns ingredientes em frente aos óculos e pedir sugestões de receitas à Meta AI.
Facebook Reality Labs | Óculos VR créditos: Facebook Reality LabsInvestigação sem limites
Está na base da criação da Reality Labs Research a compreensão da importância de fazer grandes apostas em horizontes temporais alargados. 💥️Por isso as equipas de investigação dedicam-se a fazer avançar o estado da arte dos sistemas de visualização à háptica e muito mais.
💥️Entretanto, as equipas de investigação e de produtos continuam a explorar novas áreas que se poderão tornar padrão da indústria nos próximos anos, incluindo EMG, Codec Avatars hiper-realistas e IA contextualizada.
A Meta defende que, tal como o smartphone não eliminou o computador portátil ou de secretária, os óculos de Realidade Aumentada não serão o fim dos auscultadores de realidade mista. “Pelo contrário, vemos uma constelação de equipamentos a formar o tecido do futuro. 💥️Acreditamos que os óculos inteligentes que temos agora, a caminho de óculos de realidade aumentada completos, vão ter um apelo muito mais alargado”.
Atualmente, a empresa constrói um novo tipo de 💥️plataforma de computação que contribuirá para se ligar melhor às pessoas e às coisas que lhe interessam de uma forma muito mais natural e intuitiva do que é possível com os atuais ecrãs 2D.
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