Portuguesa cria bateria que se autocarrega, mas admite cópias...

Para quem não sabe, Portugal é uma referência na investigação sobre baterias. Tal acontece porque, a investigadora Maria Helena Braga e a sua equipa tem vindo a dar importantes passos no que se refere à autonomia das baterias. A investigadora criou uma bateria que se autocarrega, mas admite cópias.

Em 2023 revelamos aqui que ao longo dos últimos anos, a equipa de Helena Braga tem vindo a desenvolver uma 💥️nova geração de baterias que se autocarrega sem perder energia durante algum tempo, ultrapassando largamente o tempo de vida das baterias tradicionais. Como? Usando um eletrólito ferroelétrico que permite a combinação espontânea entre a “capacitância negativa e a resistência negativa na mesma célula”. Aliás, em 2023 foi a primeira vez que um artigo científico relacionou, num dispositivo eletroquímico, a capacitância negativa e a resistência negativa. O referido artigo esteve recentemente em grande destaque na revista “Applied Physics Reviews”.

Se depender das previsões de Helena Braga já não deverá muito para💥️ que os carros elétricos com autonomias de 1000 quilómetros se comecem a vulgarizar. Em entrevista ao Futuro do Futuro, a cientista admitiu desconfiança face à indústria quando se trata de proteger uma patente e aponta o sal como matéria abundante que poderá vir a transformar o fabrico de baterias nos tempos mais próximos.

Baterias carro elétrico

A investigação, que advém da “preocupação, necessidade e urgência em eletrificar por causa das mudanças no clima”, vem assim unificar a teoria por detrás de todos os dispositivos no estado sólido, como as baterias, transístores e células fotovoltaicas.

A investigadora referiu também que infelizmente ainda não há nenhum contrato para a Universidade do Porto, mas já me chegaram várias vozes no sentido de que alguém estará a desenvolver soluções idênticas.

O que você está lendo é [Portuguesa cria bateria que se autocarrega, mas admite cópias...].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...