Mercado de chips rendeu menos em 2023, mas Nvidia “passou ao lado” e cresceu 86% - Computadores Tek
As 💥️receitas dos fabricantes de semicondutores em 2023 seguiram, em quase todos os casos, a 💥️tendência geral do mercado e recuaram. Os números compilados pela 💥️Counterpoint Research mostram que o volume de negócios no mercado de chips caiu 8% em 2023. Mas também confirmam que a 💥️Nvidia passou completamente ao lado deste reajuste do mercado.
Enquanto quase toda a concorrência faturou menos no último ano, a fabricante dos GPUs usados por boa parte da indústria para treinar grandes modelos de inteligência artificial 💥️viu as suas receitas crescerem 86%.
Em menor escala, a 💥️IA também influenciou positivamente as vendas da AMD em 2023, que ainda assim teve menos proveitos de vendas em 2023 do que no ano anterior. Espera-se que nos próximos anos, 💥️as duas empresas continuem a tirar muito partido do boom da IA, sobretudo a Nvidia que em 2023, pela primeira vez na sua história, subiu ao top5 dos fabricantes de semicondutores.
créditos: Counterpoint ResearchA variação mais expressiva do ranking, a seguir à da Nvidia, aconteceu com a💥️ Samsung e no sentido inverso, com a empresa a 💥️faturar menos 38% neste segmento de mercado, em 2023. A fabricante foi p💥️enalizada pelo encolher do mercado de chips de memória, que contraiu 43%, em boa parte devido à necessidade das marcas em esgotar o inventário que se foi acumulando com o abrandamento do consumo. Quem💥️ ganhou com a descida de posição da Samsung foi a Intel, que assumiu a 💥️liderança do mercado, mesmo reduzindo o volume de vendas em 16% por culpa de uma redução tanto nas vendas de chips para PCs como para servidores.
O abrandamento geral das vendas de processadores reflete um 💥️decréscimo no nível de despesa ao longo do ano, tanto no mercado de consumo como empresarial.
“Acreditamos que 2023 foi um ano de ajuste de inventários, estratégias e previsões para as empresas de semicondutores, de forma a preparem-se para o boom da IA”, sublinha a Counterpoint. Apenas seis dos 20 fabricantes mundiais conseguiram melhorar receitas em 2023. Este grupo de fabricantes representava, em 2022, 76% do mercado. Em 2023 gerou 71% das receitas, menos 14%.
Em 2024, a💥️ IA continuará a ser o motor de crescimento do mercado. Espera-se também 💥️maior dinâmica em alguns outros segmentos, como o dos chips de memória, depois de feita a limpeza de stocks parados. Outro driver de crescimento do mercado de chips este ano será o 💥️sector automóvel, acredita a Counterpoint, onde empresas como a Infineon ou a STMicroelectronics têm uma presença importante, que já no ano passado lhe rendeu boas receitas.
O que você está lendo é [Mercado de chips rendeu menos em 2023, mas Nvidia “passou ao lado” e cresceu 86% - Computadores Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments