Flexibilidade veio para ficar? Mais de metade das empresas portuguesas permitem teletrabalho - Negócios Tek

Novos dados avançados pela Talent Portugal revelam que os regimes de trabalho flexíveis vieram para ficar. De 204 organizações portuguesas que participaram na mais recente edição do Diretório de Empresas, 55% permitem teletrabalho. Flexibilidade veio para ficar? Mais de metade das empresas portuguesas permitem teletrabalho Pexels | Tima Miroshnichenko

Com os horários flexíveis a serem cada vez mais uma exigência por parte dos trabalhadores, 51% das empresas no novo Diretório da Talent Portugal oferecem também esta opção. 💥️Outra das tendências realçadas é a do trabalho nómada, com 6% das empresas a oferecerem aos seus colaboradores a possibilidade de trabalharem remotamente a partir de qualquer lugar ou parte do mundo.

💥️Olhando para as áreas profissionais mais procuradas, os profissionais das Tecnologias de Informação lideram esta lista, sendo requisitados por 76% das empresas. Em segundo lugar surgem a área de Engenharia (64%), e, em terceiro lugar, a de Gestão e Economia (56%). Marketing e Vendas (51%), Recursos Humanos (44%), Finanças e Contabilidade (43%) e Apoio ao Cliente (33%) são também outras áreas de relevo.

A Talent Portugal afirma que 💥️as feiras de emprego em Portugal, que têm registado um grande crescimento, 💥️dão uma perspetiva semelhante, 💥️com a área da Engenharia a liderar (64%). Seguem-se as áreas de Marketing e Vendas, Tecnologias de Informação e Gestão e Economia.

Quais são as profissões mais procuradas e bem pagas em 2024? DevOps e cibersegurança no Top 10

Ver artigo

As empresas estão a diversificar as formas de integração dos novos colaboradores, em particular, no que respeita aos mais jovens e aos formados no ensino superior. 💥️75% das empresas oferecem estágios profissionais, com esta a ser a medida pública de integração com mais adesão. 💥️Seguem-se os estágios curriculares, oferecidos por 70% das empresas. 

Os dados da Talent Portugal indicam que os 💥️estágios de Verão têm registado um crescimento exponencial nos últimos anos. 💥️52% das empresas já oferecem esta abordagem a estudantes universitários. 

A par dos programas de trainees, disponibilizados por 38%, a realização de teses académicas nas empresas é a mais recente novidade na ligação entre o meio universitário e empresas, estando presente em quase um terço das organizações participantes.

💥️É possível trabalhar em mais de 40% das empresas que integram o Diretório sem saber falar português. 💥️94% das empresas valorizam competências em inglês e o seu desconhecimento é geralmente um fator eliminatório. Além do espanhol, que é procurado por metade das empresas, francês e alemão são línguas requisitadas por 42% e 25% das empresas, respetivamente.

💥️Os distritos de Lisboa e Porto registam a maior concentração de empresas, com 72% e 69%, respetivamente. As regiões do litoral, de Braga a Setúbal, e o distrito de Faro têm também uma forte representatividade na rede empresarial portuguesa.

Segundo a mais recente edição do Diretório de Empresas, a saúde e bem-estar dos colaboradores é cada vez mais uma prioridade para as organizações. Ao todo, 20% disponibilizam espaços de relaxamento e 13% oferecem aulas de fitness e ginástica.

💥️Outra das tendências em crescimento é o compromisso com o bem-estar familiar dos seus colaboradores, com 20% das empresas a oferecerem serviços de Ticket Educação e Ticket Infância. Perto de um terço das empresas oferecem seguro de saúde para toda a família.

O que você está lendo é [Flexibilidade veio para ficar? Mais de metade das empresas portuguesas permitem teletrabalho - Negócios Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...