Estratégia nacional para semicondutores com orçamento de 121 milhões de euros até 20
"A resolução do Conselho de Ministro [...] autoriza a 💥️Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Agência Nacional de Inovação (ANI) a executar um gasto de até 121 milhões de euros, entre 2024 e 2027, para reforçar esta atividade", adiantou o adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Diogo Vaz, que apresentou hoje a Estratégia Nacional para os Semicondutores, em Lisboa.
De acordo com este especialista em semicondutores, deste montante, 💥️39 milhões de euros podem já ser aplicados este ano para alcançar os objetivos da estratégia. Para o próximo ano estão orçamentados 36 milhões e para 2026 e 2027 quase 23 milhões de euros anuais.
"Acreditamos que esta estratégia terá um impacto muito grande no ecossistema nacional e que dará frutos", assinalou Diogo Vaz, durante a sessão que decorre no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
O adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lembrou que este setor tem dado muito que falar, tendo em conta a sua importância, sobretudo nos últimos anos, e também pelo 💥️facto de os semicondutores estarem presentes na maioria dos dispositivos que utilizamos.
Contudo, recentemente 💥️verificaram-se algumas irregularidades no que toca à distribuição de semicondutores, sobretudo, devido à pandemia e aos conflitos internacionais. Atualmente, a produção de semicondutores está concentrada em áreas específicas e, segundo o mesmo, havendo um problema nestas áreas, "toda a cadeia mundial colapsa".
Governo adota Estratégia Nacional para os semicondutores baseada no programa EU Chips Act
Ver artigoNeste sentido, 💥️o European Chips Act, iniciativa europeia para impulsionar a competitividade e resiliência da União Europeia em matéria de semicondutores, 💥️vai mobilizar cerca de 43.000 milhões de euros, com investimento público e privado.
O desenvolvimento da estratégia de Portugal para os semicondutores começou pela análise daquilo que o país "faz de bom" nesta temática. Destacam-se as áreas do design e encapsulamento, sendo que 💥️Portugal tem a maior fábrica da Europa para a produção de alto volume de encapsulamento e teste, a Amkor.
Por sua vez, 💥️Lisboa, Porto, Aveiro e Setúbal são os principais clusters de semicondutores no país.
Esta estratégia tem por objetivo 💥️"o fortalecimento da investigação e desenvolvimento, mas também da parte industrial, de modo a construir um framework onde as empresas possam captar as potencialidades do Chip Act".
Para Diogo Vaz, após o lançamento da estratégia, Portugal tem condições "mais do que suficientes" para captar estas oportunidades.
A estratégia prevê ainda a 💥️criação de um Centro Nacional de Competências, a 💥️identificação de sinergias para que possa haver um crescimento do desenvolvimento, 💥️inovação e produção e a criação de linhas de ação concretas.
Dentro desta, foram definidos três eixos, sendo o primeiro dedicado ao treino especializado, uma vez que 💥️"há falta de skills em semicondutores". O segundo eixo aborda a expansão da capacidade de desenho de chips e o encapsulamento avançado.
💥️"Foi identificada a necessidade de aumento do número de engenheiros, em particular, para estas duas áreas", detalhou. Já o terceiro eixo pretende aumentar a transferência de tecnologia em áreas emergentes, como a cointegração de tecnologias e a manufatura de sensores a larga escala.
💥️Em dezembro de 2023, o Governo aprovou a Estratégia Nacional para os Semicondutores, em que estabelece os "objetivos e eixos estratégicos" para promover o crescimento do setor em Portugal e maximizar a participação portuguesa na lei europeia dos 'chips'.
De acordo com um comunicado do Conselho de Ministros, tal irá potenciar 💥️"novas oportunidades de cooperação institucional, industrial e de investigação" e contribuir para 💥️"o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e competitivas no mercado internacional".
No dia 21 de setembro do mesmo ano, entrou em vigor na União Europeia (UE) o regulamento europeu para impulsionar o setor dos semicondutores, o qual visa garantir a segurança do aprovisionamento e reforçar o investimento, num apoio de 3,3 mil milhões de euros em fundos comunitários.
Chips Act: Lei europeia que prevê aposta no setor dos semicondutores entra hoje em vigor
Ver artigoUm dos principais âmbitos da nova lei europeia visa a transferência de conhecimentos dos laboratórios para as fábricas, colmatando o fosso entre a investigação e a inovação e as atividades industriais e promovendo a exploração industrial de tecnologias inovadoras pelas empresas europeias.
Semicondutores são a designação corrente para os circuitos integrados que permitem que os dispositivos eletrónicos que utilizamos, sejam telemóveis, micro-ondas ou elevadores, processem, armazenem e transmitam dados, fazendo parte de quase todos os objetos à nossa volta.
O que você está lendo é [Estratégia nacional para semicondutores com orçamento de 121 milhões de euros até 20].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments