Explosões solares recentes motivam aviso sobre possíveis efeitos “a caminho” da Terra

Partículas libertadas por erupções solares de alguma intensidade, registadas nos últimos dias, podem estar “a caminho” da Terra entre hoje e amanhã, trazendo consequências. Explosões solares recentes motivam aviso sobre possíveis efeitos “a caminho” da Terra Pxhere

Há possibilidade de a Terra ser 💥️atingida pelos efeitos de explosões solares recentes. O aviso tem a “assinatura” da NASA e da NOAA - agência norte-americana responsável pela atmosfera e oceânos -, que apontam para um quadro temporal 💥️entre esta quinta-feira à noite o dia de amanhã, sexta-feira.

Na origem do alerta está, principalmente, uma explosão solar de intensidade média, registada a 28 de novembro último, que causou uma 💥️ejeção de massa coronal (CME), com uma 💥️quantidade enorme de partículas lançadas na direção da Terra.

A erupção foi classificada como uma M 9,8, ou seja, 💥️ficou muito perto de atingir a classe X, reservada à identificação das explosões solares de maior intensidade.

Os impactos das explosões solares na Terra são quase imediatos, com as tempestades de radiação eletromagnética a chegarem normalmente em cerca de oito minutos. Já 💥️as ejeções de massa coronallevam de dois a três dias para alcançar o planeta, no geral.

Esta ejeção maior desencadeada pela explosão solar de terça-feira 💥️pode juntar-se a outras que ocorreram antes, combinando-se potencialmente numa tempestade única que os especialistas 💥️descrevem como “canibal”.

Já ouviu falar em arquipélagos de manchas solares? Existe um que pode “bombardear” a Terra em breve

Ver artigo

A atual tempestade foi classificada como G3, ou seja, “forte” na escala de tempestades geomagnéticas (que vai de 1 a 5), podendo provocar a 💥️interrupção intermitente da navegação por satélite e das comunicações rádio de alta frequência. Estas tempresatades também são capazes de 💥️gerar auroras fora das regiões polares.

O atual ciclo solar está próximo do seu pico, o que explica uma maior frequência destes fenómenos. Recentemente, foi inclusive identificada  💥️uma das maiores e mais densamente povoadas regiões de manchas solares detetada na parte mais próxima do Sol em relação à Terra na última década e💥️ por isso leva o nome de “arquipélago”.

O grupo de “ilhas” é composto por, pelo menos, seis manchas solares diferentes e há risco das tempestades solares geradas 💥️atingirem o nosso planeta, em breve.

No total o “arquipélago de manchas solares” 💥️estende-se por cerca de 200.000 quilómetros através da superfície do Sol e é mais de 15 vezes maior que a Terra.

O que você está lendo é [Explosões solares recentes motivam aviso sobre possíveis efeitos “a caminho” da Terra ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...