Defined.AI apresenta assistente virtual. Chama-se Diana e fala português - Computadores Tek

A Defined.AI, fundada e liderada por Daniela Braga, apresentou no Web Summit a Diana, uma assistente virtual que interage com voz e texto. Defined.AI apresenta assistente virtual. Chama-se Diana e fala português TeKSAPO

A 💥️Defined.ai apresentou esta quinta-feira no Web Summit uma nova assistente virtual, a 💥️Diana, que passa a complementar a oferta da empresa na área da inteligência artificial e que é já produto do trabalho realizado no âmbito consórcio Accelerat.AI. Apresentada por Daniela Braga - fundadora da tecnológica que hoje tem sede nos Estados Unidos - numa das talks do evento, a 💥️Diana materializa uma das grandes dificuldades técnicas até à data neste tipo de soluções. Consegue reagir a uma interação que misture duas línguas na mesma frase. Neste caso, o português europeu e o inglês, explicou a responsável durante a apresentação.

"A Diana é o primeiro chatbot que reconhece português de Portugal, através da sua capacidade de code switching. Se lhe perguntar: Diana, where can I eat Bacalhau à Brás in Lisbon?, ela entende perfeitamente”, explicou Daniela Braga.

Já depois da apresentação, em conversa com o ysokeTeK e a partir do seu smartphone, a empreendedora fez mais algumas perguntas à Diana 💥️"How do I get do Web Summit from Alto dos Moinhos?" ou "💥️Diana where can I eat Pasteis de Belém?". A Diana passou com distinção na resposta, usando o mesmo mix de português e inglês. Fez as frases em inglês e manteve os nomes de estações de metro ou pastelarias no seu melhor português.

Na 💥️versão aqui demonstrada a Diana é uma concierge afinada para ajudar o participante da Web Summit a orientar-se na cidade e a descobrir o que há para fazer, mas pode ser configurada para diferentes fins. "Isto serve para mostrar o que andamos a fazer no Accelerat.AI", sublinhou.

É a base de trabalho do consórcio, que tem mais dois anos pela frente, durante os quais vai continuar a aperfeiçoar a solução e pôr no terreno uma "estratégia de go to market forte". Daqui a um ano 💥️Daniela Braga espera ter vários use cases em diferentes áreas, "com clientes onde eles existirem. Gostaria muito que fosse em Portugal, mas não sei se vai ser", admite.

Nos últimos meses o consórcio procurou oportunidades para desenvolver novos casos de uso em empresas portuguesas. "Muitas andavam interessadas nestes temas, mas depois não concretizam, por isso 💥️vamos levar a Diana para os Estados Unidos onde o mercado está pronto". Paralelamente, 💥️mantém-se o compromisso com a Administração Pública, que tem "muito interesse nestas soluções" mas pouca margem para tomar decisões sobre projetos deste tipo, no momento.

A 💥️solução é open source, modular, assenta na versão mais recente do modelo de linguagem da Meta, o Lama 2, e usa, entre outras, tecnologia de Automatic Speech Recognition (ASR) baseado no Whisper da OpenAI e de Text to Speech da Microsoft, revelou também responsável. Permite interagir em texto e voz.

A 💥️Defined.ai lidera um dos dois consórcios das agendas mobilizadoras dedicados à inteligência artificial e financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência. O 💥️consórcio Accelerat.AI garantiu um financiamento de 34,5 milhões de euros da chamada “bazuca”. Este novo produto resulta dos trabalho desenvolvido nesse consórcio.

Há um ano, também no Web Summit, a empreendedora explicava que o 💥️consórcio ia “desenvolver um produto que se chama IA Conversacional e que é um assistente virtual para usar em contact centers e substituir o agente em 80% das perguntas mais frequentes, seja através de voz ou texto”, referia numa conversa com o ysokeTeK.

Na💥️ chamada para um call center hoje, o software de atendimento (IVR) inicia todo um caminho que é preciso percorrer, normalmente selecionando opções numéricas, até que o cliente chegue ao sítio certo para resolver a questão. 💥️Em metade dos casos, essa “viagem” acaba com o cliente a selecionar a possibilidade de falar com um agente assim que a tem. É este tipo de desfecho que o IA Conversacional quer mudar, ao conseguir interpretar e responder adequadamente a cada pedido desde a primeira interação, explicava à data a responsável.

O objetivo do consórcio era 💥️criar uma solução que possa ser adaptada a diferentes contextos (e não apenas a serviços de atendimento) e a diferentes sectores. Em comunicado, a Defined.Ai explica agora que "durante o primeiro trimestre deste primeiro ano de operações do Accelerat.ai, a Defined.ai focou os seus esforços na definição da estrutura do projeto, apresentando o primeiro protótipo em maio".

Este primeiro 💥️protótipo foi desenvolvido para a AMA - Agência para a Modernização Administrativa, em parceria com a Microsoft e a DareData Engeneering e resultou num chatbot com um avatar realista, que reconhece e 💥️reproduz texto e voz para responder às perguntas dos cidadãos sobre a Chave Móvel Digital.

"Durante a segunda metade do ano, a análise do parecer dos vários parceiros e stakeholders permitiu💥️ aprimorar aqueles que serão os próximos passos do projeto", explica-se ainda. Em resultado disso surge agora a nova solução de IA Conversacional Diana, que o ysoke TeK ainda durante o evento terá oportunidade de ver a funcionar.

Notícia em atualização.....

O ysoke TEK mudou a redação para o Web Summit e acompanha tudo o que se passa na conferência e nos eventos paralelos que acontecem em Lisboa.  💥️A agenda é longa e há muito para descobrir dentro e fora dos palcos.

Pode acompanhar tudo no nosso especial do Web Summit 2023 e também ver a transmissão em direto do palco principal com o ysoke.

O que você está lendo é [Defined.AI apresenta assistente virtual. Chama-se Diana e fala português - Computadores Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...