A “carne” à base de plantas veio para ficar e a tecnologia ajuda. Consegue convencer quem n&a
O apetitoso aroma a salsichas fritas perfuma o palco do Q&A no Web Summit 2023. 💥️Mas estas não são umas salsichas quaisquer, aliás, a carne nem faz parte da lista de ingredientes. Estas são, na verdade, uma das criações da britânica This.
💥️A tecnologia está a mudar a forma como se produz "carne" e, na edição de 2023 do Web Summit, a Juicy Marbles veio demonstrar como é possível criar um filet mignon à base de plantas, com direito a demonstração culinária e uma prova de degustação onde também participámos.
Fundada por Andy Shovel e Pete Sharman, a empresa acredita que 💥️a mudança nos hábitos alimentares, privilegiando uma dieta à base de plantas, desempenha um papel fundamental para alcançar uma maior sustentabilidade.
💥️Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Curiosamente, antes de se lançarem neste mercado, os fundadores tinham um negócio na área da restauração centrado em hambúrgueres de carne, explica Andy Shovel. Depois de venderem essa empresa, 💥️o foco passou a estar na sustentabilidade e, depois de muita investigação, decidiram apostar nas alternativas vegetais à carne, inspirados pela Beyond Meat.
Segundo o responsável, na altura, ainda não existiam no mercado britânico, ou até na Europa, alternativas à base de plantas que apelassem a pessoas que não eram vegetarianas ou vegan, mas que queriam reduzir o seu consumo de carne. 💥️“Vender comida vegan a pessoas vegan é muito mais fácil do que vendê-la a quem ainda come carne”, realça.
Foi por este motivo que 💥️a empresa investiu significativamente em I&D, para conseguir ter alternativas com um aspecto e gosto relativamente realista, mais parecido com o dos produtos à base de carne.
💥️As salsichas da This que tivemos a oportunidade de provar, que “imitam” a carne de porco, são feitas à base de proteína de ervilha e, de acordo com Andy Shovel, contam também com outros ingredientes na sua composição que têm mais benefícios nutricionais em comparação com os produtos processados à base de carne.
A tecnologia está a mudar a forma como se produz “carne”. Provámos o primeiro filet mignon vegan
Ver artigoÀ primeira vista, o aspecto não é muito diferente das salsichas de porco, e, 💥️depois de as provarmos, verificamos que o sabor não é desagradável, mas, a par da textura, não convence muito… É certo que os gostos não se discutem e, no Reino Unido, a This tem vindo a crescer no mercado das alternativas vegetais à carne, com campanhas publicitárias arrojadas e parcerias com restaurantes e superfícies comerciais, afirma Andy Shovel.
A empresa 💥️continua o desenvolvimento das suas criações, olhando para alternativas vegetais de outros produtos animais, como queijo, assim como novidades que vão chegar ao Reino Unido no próximo ano. Neste caso, o objetivo é disponibilizar uma espécie de “tofu 2.0”, com produtos que não imitam carne, mas que são uma fonte de proteína vegetal.
💥️Veja as fotos do Web Summit 2023
O ysoke TEK mudou a redação para o Web Summit e acompanha tudo o que se passa na conferência e nos eventos paralelos que acontecem em Lisboa. 💥️A agenda é longa e há muito para descobrir dentro e fora dos palcos.
Pode acompanhar tudo no nosso especial do Web Summit 2023 e também ver a transmissão em direto do palco principal com o ysoke.
O que você está lendo é [A “carne” à base de plantas veio para ficar e a tecnologia ajuda. Consegue convencer quem n&a].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments