Consegue detectar uma burla? 80% dos consumidores portugueses não sabem identificar sinais de alerta - Internet Tek

Um novo estudo mostra que apenas dois em cada 10 consumidores se sentem extremamente confiantes na sua capacidade de detectar e evitar uma fraude online. Consegue detectar uma burla? 80% dos consumidores portugueses não sabem identificar sinais de alerta Mantenha-se atento às mensagens para não ser “pescado” | Seja por email, SMS ou mensagem nas redes sociais: os esquemas de phishing continuam a causar preocupação durante a Black Friday, com os cibercriminosos a fazerem-se passar por marcas conhecidas e a apostarem nas táticas de engenharia social para enganarem os consumidores mais incautos, roubando informação sensível e dinheiro

Os consumidores portugueses estão cada vez mais expostos a fraudes e burlas, aponta um novo estudo. De acordo com os dados avançados, 💥️86% dos inquiridos aperceberam-se do aumento de fraudes online, com 35% a admitirem ter sido vítimas de burla no último ano e 37% a afirmarem que conhecem alguém que tenha sido.

O estudo, encomendado pela Revolut e realizado pela Dynata, mostra que 💥️apenas dois em cada 10 consumidores se sentem extremamente confiantes na sua capacidade de detectar e evitar uma fraude.

Por outro lado, quase dois terços admitem que não têm a certeza do que fariam numa situação destas. 14% dos inquiridos afirmam que provavelmente não conseguiriam detectar todos os sinais de um anúncio falso nas redes sociais.

Burlas online aumentaram 43%. Cada português perde em média 515 euros

Ver artigo

No que toca aos ambientes onde se sentem mais vulneráveis, os participantes do estudo apontam para os 💥️SMS fraudulentos (57%), as compras online (56%) e os anúncios falsos em redes sociais (42%).

As apps e sites de encontros são uma preocupação para apenas 6% dos inquiridos, embora esta percentagem suba para 12% no caso dos participantes com idades entre os 18 e os 24 anos.

Citando dados da GATA (Global Anti-Fraud Alliance), o estudo realça que, em 2023, mais de 50 mil milhões de euros foram perdidos em todo o mundo devido a fraudes. 💥️Já em Portugal, informação do Portal da Queixa indicam que entre janeiro e abril, as queixas relativas a burlas online aumentaram 43%.

O ysoke TEK tem reunido alguns dos principais exemplos de esquemas fraudulentos que circulam em Portugal, que pode ver na galeria que segue.

💥️Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

O relatório dá também a conhecer que os portugueses consideram que a educação é fundamental para lidar com fraudes e burlas, com 💥️96% dos inquiridos a confirmarem que se sentiriam mais preparados para evitar e/ou lidar com burlas se tivessem a formação adequada.

💥️A pensar em quem quer estar mais bem preparado, a Revolut lançou um novo curso, disponível em português através da sua aplicação. Ao todo, o curso conta com cinco lições que passam por temáticas como burlas em compras, esquemas de investimentos, fraudes de identidade e ainda de roubo de conta, incluindo exemplos de como estes incidentes podem ocorrer baseados em casos da vida real.

Aproveite para recordar, na galeria que se segue, 💥️sete hábitos para reforçar a segurança e fazer face às ameaças do mundo online, incluindo burlas e fraudes online. 

💥️Clique nas imagens para saber como reforçar a segurança online

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 13h14)

O que você está lendo é [Consegue detectar uma burla? 80% dos consumidores portugueses não sabem identificar sinais de alerta - Internet Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...