Luna-25 já partiu rumo à Lua. É a primeira missão lunar russa em quase 50 anos - Ci&

Um foguetão que transporta uma nave de aterragem lunar descolou hoje para a primeira missão lunar da Rússia em quase 50 anos. Luna-25 já partiu rumo à Lua. É a primeira missão lunar russa em quase 50 anos epa10794400 A handout image made available by the Roscosmos State Space Corporation shows the Soyuz-2.1b rocket with the moon lander Luna 25 (Moon) automatic station as it takes off from a launch pad at the Vostochny Cosmodrome, outside the city of Tsiolkovsky, some 180 km north of Blagoveschensk, in the far eastern Amur region, Russia, 11 August 2023. The Soyuz rocket with the first lunar spacecraft in the history of modern Russia was launched from the Vostochny Cosmodrome. Luna-25 will be the first station in the world to land in the near-polar zone of the Moon, on difficult terrain. EPA/ROSCOSMOS STATE SPACE CORPORATION HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES epa10794400

O 💥️lançamento da nave Luna-25 para a Lua, a partir do porto espacial russo de Vostochny, é o primeiro da Rússia desde 1976, quando fazia parte da União Soviética.

💥️Espera-se que a nave lunar russa chegue à Lua a 23 de agosto, sensivelmente no mesmo dia que uma nave indiana lançada a 14 de julho. 💥️A nave espacial russa demorará cerca de 5,5 dias a chegar perto da Lua, passando depois três a sete dias em órbita a cerca de 100 quilómetros antes de se dirigir para a superfície.

💥️Clique nas imagens para ver o lançamento da missão Luna-25

Apenas três países conseguiram aterrar com sucesso na Lua: a União Soviética, os Estados Unidos e a China. A Índia e a Rússia pretendem ser os primeiros a aterrar no polo sul da Lua.

A Roscosmos, a agência espacial russa, afirmou que quer mostrar que a Rússia "é um Estado capaz de levar uma carga útil à Lua" e "assegurar o acesso garantido da Rússia à superfície da Lua".

Rússia retoma programa de exploração lunar com lançamento da estação Luna-25

Ver artigo

💥️"O estudo da lua não é o objetivo", disse Vitaly Egorov, um popular analista espacial russo. "O objetivo é a competição política entre duas superpotências - a China e os EUA - e uma série de outros países que também querem reivindicar o título de superpotência espacial", acrescentou.

💥️As sanções impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia dificultam o acesso do país à tecnologia ocidental, afetando o seu programa espacial. A Luna-25 foi inicialmente concebida para transportar um pequeno veículo lunar, mas essa ideia foi abandonada para reduzir o peso da nave e aumentar a sua fiabilidade, segundo o analista.

"A eletrónica estrangeira é mais leve, a nacional é mais pesada", disse Egorov. "Enquanto os cientistas podem ter a tarefa de estudar a água lunar, para a Roscosmos a principal tarefa é simplesmente aterrar na Lua - recuperar a experiência soviética perdida e aprender a executar esta tarefa numa nova era", explicou.

O porto espacial é um projeto de estimação do Presidente russo, Vladimir Putin, e é fundamental para os seus esforços no sentido de transformar a Rússia numa superpotência espacial e retirar os lançamentos russos do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Uma tentativa anterior da Índia de aterrar no polo sul da Lua em 2023 terminou quando o módulo de aterragem se despenhou na superfície da Lua.

💥️O polo sul lunar é de particular interesse para os cientistas, que acreditam que as crateras polares podem conter água. A água congelada nas rochas poderia ser transformada por futuros exploradores em ar e combustível para foguetões.

O que você está lendo é [Luna-25 já partiu rumo à Lua. É a primeira missão lunar russa em quase 50 anos - Ci&].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...