OpenAI: Sam Altman defende maior controle da IA e a criação de uma entidade reguladora - Computadores Tek
À medida que a União Europeia avança no AI Act, que segue para votação no Parlamento Europeu em junho, do outro lado do Atlântico, 💥️os Estados Unidos também estão preocupados com a Inteligência Artificial. Ontem, 💥️Sam Altman, CEO da OpenAI, foi ouvido pelo Congresso dos EUA, numa audição onde apelou a uma maior regulação da tecnologia, apontando receios e preocupações com os riscos da tecnologia.
Durante a sessão de quase três horas, que decorreu num tom menos "conflituoso" do que em outras audições a responsáveis por gigantes tecnológicas, 💥️o CEO da OpenAI realçou que a intervenção do governo será essencial para mitigar os riscos dos sistemas de IA.
💥️“À medida que esta tecnologia avança, compreendemos que as pessoas estão ansiosas acerca de como poderá mudar a forma como vivemos. Nós também”, afirmou Sam Altman, citado pela Associated Press.
Para mitigar os riscos, o responsável propôs, numa ideia apoiada por Gary Marcus, investigador da área que também testemunhou durante a sessão,💥️ a criação de uma entidade nos Estados Unidos, ou até a nível global, que tenha o poder para atribuir e retirar licenças para o desenvolvimento de modelos de IA de larga escala, além de regular a segurança dos sistemas e de assegurar que os mesmos passam por testes antes de serem lançados.
💥️“Acreditamos que os benefícios das ferramentas que desenvolvemos até à data superam grandemente os riscos, mas garantir a segurança das mesmas é vital para o nosso trabalho”, enfatizou, citado pelo The New York Times. Para já, ainda não há certezas quanto à forma como esta regulação poderá ser implementada.
Entre as sugestões dos membros do subcomité incluem-se💥️ uma agência independente para supervisionar o desenvolvimento da tecnologia, assim como regras mais “apertadas” para as empresas, tanto no que respeita à divulgação da forma como os modelos funcionam e para evitar que as que têm mais peso no mercado acabem por dominá-lo. Mas questionado sobre a possibilidade de liderar esta organização pessoalmente, o criador da OpenAI afasta graciosamente a ideia.
Estados Unidos: Empresas como a Microsoft e Google têm "dever moral" de proteger a sociedade dos perigos da IA
Ver artigoDe acordo com Richard Blumenthal, 💥️esta audição foi a primeira de muitas concebidas para perceber os riscos e benefícios da tecnologia antes de se começarem a escrever medidas concretas. O senador admitiu também que, anteriormente, o Congresso não conseguiu acompanhar adequadamente o desenvolvimento de novas tecnologias, como as redes sociais. 💥️Agora, o objetivo é “evitar erros do passado”.
Na audição, vários membros do subcomité do Congresso expressaram as suas preocupações e receios acerca do desenvolvimento acelerado de sistemas de inteligência artificial. Quando questionado acerca dos seus piores receios em torno na tecnologia, 💥️Sam Altman reconheceu que os sistemas de IA, como aqueles que são desenvolvidos pela OpenAI, podem “causar graves danos ao mundo”.
Entre desinformação e consequências negativas no mercado de trabalho, outra das questões que levantou preocupações foi a possibilidade do uso de inteligência artificial para interferir em processos eleitorais, avança a Reuters.
Recorde-se que, recentemente, a vice-presidente dos Estados Unidos, 💥️Kamala Harris, reuniu-se com responsáveis da Google, Microsoft, OpenAI e Anthropic para discutir os receios e questões levantadas sobre a inteligência artificial.
Ainda em abril, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a IA poderia ajudar a lidar com doenças e mudanças climáticas, mas também pode 💥️prejudicar a segurança nacional e a economia de uma forma destabilizadora.
O que você está lendo é [OpenAI: Sam Altman defende maior controle da IA e a criação de uma entidade reguladora - Computadores Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments