Anatel anuncia medida contra fraudes em portabilidade de celular
A Anatel anunciou uma alteração na portabilidade de número de telefones celulares com o objetivo de reforçar a segurança do processo. Quem quiser trocar de operadora e manter a linha atual será contatado por SMS para confirmar a solicitação. Caso a pessoa não responda a mensagem dentro de 30 minutos, a ação será paralisada e só poderá ser retomada mediante contato com a operadora, que deve reenviar a solicitação. A medida extra de segurança funciona como uma verificação em duas etapas.
Mesmo que tenha respondido positivamente à mensagem, o cliente ainda poderá solicitar o cancelamento se mudar de ideia. A nova medida começa a valer a partir de segunda-feira (24) para números de pessoas físicas com o DDD 64 e deve contemplar as demais regiões gradualmente nos próximos dias.
🔎 Como saber se a tela do iPhone é original? Veja os maiores problemas
2 de 2 Anatel implementa verificação em duas etapas no processo de portabilidade — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudoAnatel implementa verificação em duas etapas no processo de portabilidade — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
📝 Proteção de dados: como minimizar os riscos de uso impróprio? Opine no Fórum TechTudo
O processo de portabilidade é assegurado pela Anatel desde 2008 e, de lá para cá, cerca de 83,17 milhões de trocas de operadoras já foram realizadas, de acordo com a ABR Telecom. A medida é indicada para quem procura planos diferentes dos que são oferecidos pela atual provedora e até mesmo para aqueles que precisam de maior cobertura.
Interessados na mudança devem entrar em contato com a empresa para a qual desejam migrar e solicitar a portabilidade. Assim que o procedimento tiver início, o consumidor deve informar alguns dados, entre eles o número do celular e a prestadora atual.
Com a nova regra, a pessoa será questionada via SMS sobre o pedido de migração e precisa responder “SIM” ao contato que enviou a mensagem. Se estiver tudo certo com os dados e com a solicitação, a consolidação do processo deve acontecer em até três dias.
O mecanismo adotado pela Anatel lembra a autenticação em dois fatores, bastante comum entre as grandes plataformas digitais, como Google, Facebook, PayPal e Mercado Livre. Todas elas partem do mesmo pressuposto de dificultar o acesso a uma conta ao aplicar um segundo fator de confirmação.
🎥 Saiba tudo sobre o 5G no vídeo abaixo
5G no Brasil: tudo que você precisa saber!
O que você está lendo é [Anatel anuncia medida contra fraudes em portabilidade de celular].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments