Programa Impulso Jovens STEAM já aplicou 24% do financiamento do PRR no ensino superior - Expert Tek
O Governo faz agora um balanço da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nas instituições de ensino superior com a avaliação do estado de implementação dos 💥️Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos. Os programas, que chegaram ao fim do seu primeiro ano de execução, contam com um 💥️financiamento de 252 milhões de euros pelo PRR.
De acordo com dados avançados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, 💥️estima-se que, através do programa Impulso Jovens STEAM, as instituições de ensino superior tenham executado 28,7 milhões de euros até 30 de março, um valor correspondente a 24% do financiamento disponibilizado até 2026.
O programa, com um financiamento total de 122 milhões de euros a 31 consórcios, tem como objetivo promover e apoiar iniciativas que aumentem a graduação superior de jovens em áreas CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Neste programa, existem 💥️520 cursos apoiados pelo PRR, incluindo CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais), licenciaturas e diplomas entre um e dois anos, metade dos quais desenvolvidos em parceria e 💥️69% adotaram práticas pedagógicas inovadoras.
Os dados indicam que 💥️cerca de três mil jovens frequentam cursos nas áreas CTEAM. Contam-se 776 jovens já diplomados em cursos apoiados pelo PRR, 💥️com uma composição de 47% de mulheres.
Ensino Superior: Formação em competências digitais cresce 2% e Governo reforça cursos para cumprir metas do PRR
Ver artigoJá no que respeita ao programa Impulso Adultos, os dados indicam que houve uma 💥️execução estimada de 25,1 milhões de euros até 30 de março. O valor corresponde a 19% do financiamento disponibilizado até 2026.
O programa, que tem um financiamento total de 130 milhões de euros a 33 consórcios, apoia a conversão e atualização de competências de adultos, através de formações de ensino superior de curta duração, de nível inicial e de pós-graduação, organizadas por consórcios e empresas.
Com 💥️864 cursos apoiados pelo PRR, 69% adotaram práticas pedagógicas inovadoras, sendo que 36% da formação se realizou através de e-learning ou b-learning.
Segundo o balanço, 💥️6.370 estudantes com 23 ou mais anos já concluíram e estão certificados em formações curtas de ensino superior. Deste conjunto, 62% são mulheres. Já 12. 915 estudantes frequentam atualmente formações curtas. Ao todo, 23% dos estudantes receberam apoio financeiro.
Entre as metas dos consórcios que participam em ambos os programas incluem-se 💥️“atingir um ratio de 60% dos jovens de 20 anos a participar no ensino superior até 2030”. Por comparação, em 2023/2022, este rácio rondava os 52%.
Destacam-se também metas como atingir a marca dos “50% de graduados do ensino superior entre a população de 30-34 anos até 2030”, assim como “formar 100.000 adultos em medidas de apoio à melhoria das qualificações dos adultos em articulação com empregadores”.
Os consórcios ambicionam 💥️“formar 10 mil diplomados anuais adicionais em cursos/ciclos de estudo de ensino superior exclusivamente em áreas CTEAM” e instalar uma rede composta por, pelo menos, 10 instituições “para a formação pós-graduada em colaboração com empregadores, para cursos de curta duração de pós-graduação”.
A avaliação dos programas decorrerá durante o 💥️I Encontro Nacional dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, que se realiza esta quarta-feira, dia 5 de abril, na Sala de Atos Académicos da Reitoria da Universidade de Aveiro.
O encontro contará com a presença da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.
O que você está lendo é [Programa Impulso Jovens STEAM já aplicou 24% do financiamento do PRR no ensino superior - Expert Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments