Centro europeu quer abrir a "caixa negra" dos algoritmos para maior transparência Tek

Como é que os algoritmos moldam a visibilidade e a promoção dos conteúdos, que impacto têm na sociedade e que princípios éticos devem ser aplicados? O Centro Europeu para a transparência dos algoritmos quer mais clareza nesta área. Centro europeu quer abrir a Unsplash | Nubelson Fernandes

O centro europeu, ECAT na sigla em inglês para European Centre for Algorithmic Transparency, contribui com conhecimento técnico e científico para aplicar as obrigações a que as grande plataformas (Very Large Online Platforms - VLOPs) e os grandes motores de busca (Very Large Online Search Engines -VLOSEs) estão obrigados na Lei dos Serviços Digitais (Digital Services Act - DSA). É o primeiro centro europeu dedicado a esta área.

As entidades que vão estar debaixo deste escrutínio estão a ser apuradas e o ECAT vai colaborar com representantes da indústria, academia e sociedade civil para avaliar a forma como os algoritmos são usados nos serviços e motores de busca, verificar a transparência de critérios e os riscos, propondo também novas abordagens e as melhores práticas.

O centro está ligado à Direção Geral de Comunicações, conteúdos e tecnologia, a DG Connect, e funciona no Joint Research Center (JRC) da Comissão Europeia.

No dia 19 de abril está prevista uma apresentação sobre o trabalho do ECAT e os desafios de abrir a caixa negra dos algoritmos, que pode ser seguida online.

O que você está lendo é [Centro europeu quer abrir a "caixa negra" dos algoritmos para maior transparência Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...