Mercado de dispositivos vestíveis cai 18%; Xiaomi é a maior afetada
O mercado global de dispositivos vestíveis encolheu no último trimestre de 2022. O tombo de 18% no volume de remessas superou a queda de 11% sofrida pelo setor no mesmo período de 2023 – quando foi observado o recorde negativo histórico da indústria. O levantamento foi feito pela consultoria Canalys e revelou que a Xiaomi foi a empresa mais prejudicada, com redução de 46% no número global de remessas.
Nem mesmo a Apple, que lidera o setor de dispositivos vestíveis, escapou do saldo negativo no último trimestre do ano passado. O resultado é considerado incomum, já que o período de férias costuma ter balanço positivo impulsionado pelas compras de fim de ano. Para 2023, as projeções são cautelosas. “Espera-se que o mercado de pulseiras smart cresça modestos 2% em 2023", afirmou Cynthia Chen, analista da Canalys.
🔎 Smartwatch da Meta pode estar em produção; veja o que se sabe
2 de 3 Xiaomi teve pior resultado de remessas de dispositivos vestíveis em 2022 de toda a Indústria, de acordo com pesquisa — Foto: Reprodução/XiaomiXiaomi teve pior resultado de remessas de dispositivos vestíveis em 2022 de toda a Indústria, de acordo com pesquisa — Foto: Reprodução/Xiaomi
👉 Quais são os melhores smartwatches para comprar na atualidade? Veja no Fórum TechTudo
A queda de 18% no último trimestre de 2022 contribuiu para que o ano passado encerrasse com declínio total de 5%. Quando se fala em números absolutos, a Apple ocupou o segundo lugar da lista de empresas com maiores reduções nas remessas. Foram 2,7 milhões de modelos de Apple Watch no último trimestre de 2022.
Com isso, a gigante americana teve variação de -17%. Ainda assim, a porcentagem é a menor entre as cinco maiores fabricantes do setor. Isso porque a Apple domina o mercado global de dispositivos vestíveis. A Xiaomi foi a empresa mais afetada em números absolutos e em proporção. A gigante chinesa teve redução de 46% no último trimestre de 2022 em relação ao ano de 2023. Isso se traduziu em 3,1 milhões de smartwathces e smartbands a menos.
Mercado global de smartwatches e smartbands: resultado trimestral
Apesar de cair 25% devido à diminuição das remessas do Fitbit, o Google subiu para o segundo lugar, pois conseguiu suavizar seu declínio com um crescimento de 16% de smartwatches com o lançamento do Pixel Watch.
A Samsung caiu para a quinta posição do ranking. A consultoria atribuiu o resultado à redução da migração do WearOS que “foi ainda mais limitado pela atualização repetitiva da série Galaxy Watch 5”.
Remessas anuais também caíram
O resultado para todo o período de 2022 revela que, apesar da queda da Apple no último trimestre, a marca americana foi a única do top 5 com crescimento final positivo. A Xiaomi teve queda de 41%, seguida pelo Google, com tombo de 22%. O resultado da Samsung também foi negativo (-4%), mas melhor do que as outras concorrentes do ranking, perdendo apenas para a Apple.
Mercado global de smartwatches e smartbands: resultado anual
💥️Mercado global de celulares também teve resultado atípico
3 de 3 Várias cores de iPhone 14 — Foto: Thássius Veloso/TechTudoVárias cores de iPhone 14 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
O mercado de relógios e pulseiras inteligentes não afundou sozinho. Em janeiro, o 💥️TechTudo noticiou que o mercado global de smarphones caiu para o pior patamar desde 2013 no último trimestre de 2022 – justamente o período em que o setor cresce com as vendas de fim de ano. Na época, a alta da inflação e as incertezas econômicas foram as explicações atribuídas pela consultoria IDC para o cenário incomum de queda.
Confira o lançamento do iPhone 14
O que você está lendo é [Mercado de dispositivos vestíveis cai 18%; Xiaomi é a maior afetada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments