Seis coisas que jogadores modernos não sabem sobre games antigos

Videogames modernos oferecem maior facilidade em vários sentidos e isso é um aspecto positivo. Com a tecnologia cada vez mais avançada, os jogos não ficam só mais acessíveis, mas também modernizados no sentido de rapidez, agilidade e melhorias técnicas. No entanto, o cenário nem sempre foi assim: jogos e consoles antigos funcionavam de maneira totalmente diferente e com várias mudanças drásticas que sofreram ao longo dos anos. Descubra sete coisas que jogadores modernos não sabem sobre games antigos, a seguir:

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1. O modificador de sintonia

A ligação dos videogames antigos era feita na TV por meio de um modificador de sintonia, um “switch”, que mudava entre o canal aberto da televisão e uma sintonia específica para videogames. Não existia cabo HDMI e nem mesmo “áudio e vídeo”. O mais fatal disso tudo: este switch sempre falhava ou dava problemas e nem sempre era fácil de achar outro.

Este tipo de aparelho era necessário para ligar jogos na TV — Foto: Reprodução/Retro Gaming 1 de 6 Este tipo de aparelho era necessário para ligar jogos na TV — Foto: Reprodução/Retro Gaming

Este tipo de aparelho era necessário para ligar jogos na TV — Foto: Reprodução/Retro Gaming

2. Controles apenas com fio

Essa é recente, mas muitas pessoas não sabem. Os controles, por padrão atual, são todos sem fio, mas até a geração do PlayStation 2 (PS2) e do GameCube eles eram sempre com fio, ligado na parte frontal do aparelho. Alguns controles tinham pouquíssimos botões – no caso do Atari, por exemplo, apenas uma alavanca e um botão. Mas o maior problema era deixar o fio esticado no meio da sala.

Antigo controle de Atari, um dos primeiro consoles lançados — Foto: Reprodução/Felipe Vinha 2 de 6 Antigo controle de Atari, um dos primeiro consoles lançados — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Antigo controle de Atari, um dos primeiro consoles lançados — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

3. Memory Card

Atualmente, é bastante comum que existam cartões de memória, que usamos em câmeras e celulares, até mesmo em videogames atuais, como o Nintendo Switch. Porém, antigamente, existia o que chamávamos de , em inglês mesmo. Eram cartões de memória rústicos, de poucos “Megas”, usados para salvar o progresso dos jogos. Estes eram muito populares no PSOne e PS2, principalmente, mas sumiram de vez no PS3.

Memory Card era comum no PS2 — Foto: Reprodução/Felipe Vinha 3 de 6 Memory Card era comum no PS2 — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Memory Card era comum no PS2 — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

4. Salvar jogos? Esqueça

Falando sobre salvar jogos, isso não era possível nas gerações mais antigas. Poucos games usavam o sistema de salvamento, que ficava armazenado em uma pequena bateria, dentro do cartucho. Caso quisesse voltar a jogar mais adiante, na fase onde parou, era preciso inserir uma palavra-passe, ou , que o jogador deveria escrever em um pedaço de papel.

Os jogos antigamente tinham "senhas" — Foto: Reprodução/Felipe Vinha 4 de 6 Os jogos antigamente tinham "senhas" — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Os jogos antigamente tinham "senhas" — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

5. Jogos em fitas K7 e VHS

Pode parecer inconcebível, mas alguns consoles mais antigos utilizavam fitas K7, ou tecnologias similares, para armazenar e rodar seus games. O console Action Max, por exemplo, chegou a usar fitas VHS, que tinham tecnologia parecida.

Action Max era um console com VHS — Foto: Reprodução/NIETTO TV GAMES 5 de 6 Action Max era um console com VHS — Foto: Reprodução/NIETTO TV GAMES

Action Max era um console com VHS — Foto: Reprodução/NIETTO TV GAMES

6. Manuais gigantescos

Hoje eles são inexistentes, até por conta da natureza digital de alguns jogos, mas os manuais de videogames eram muito comuns e vinham dentro de caixas dos games vendidos em lojas. Eles tinham inúmeras páginas, como pequenos livros, com instruções de como usar as funções da aventura e até mesmo detalhes da história e personagens, em alguns casos.

Manuais de instrução eram como pequenos livros dos games — Foto: Reprodução/RPG Site 6 de 6 Manuais de instrução eram como pequenos livros dos games — Foto: Reprodução/RPG Site

Manuais de instrução eram como pequenos livros dos games — Foto: Reprodução/RPG Site

Via The Guardian

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