Quatro especificações que o Xbox Series X tem e que o PS5 fica devendo
Xbox Series X e PlayStation 5 (PS5) são os lançamentos da Microsoft e Sony, respectivamente, que possuem uma série de similaridades. As especificações dos consoles contam com oferta de processadores Zen 2, gráficos por meio de tecnologia Radeon da AMD e SSDs de alta velocidade. Ao analisar apenas os números do hardware, no entanto, o Xbox Series X promete ser o mais poderoso entre os dois, com uma placa gráfica de 12,1 Teraflops de capacidade computacional, processador mais rápido e SSD superior.
Confira abaixo quais são os aspectos da ficha técnica que devem tornar o Xbox o mais potente entre os dois. O 💥️TechTudo já listou também os recursos que o PS5 tem e que o Xbox Series X fica devendo. Vale lembrar que o preço e a data de lançamento no Brasil de ambos permanecem um mistério.
Três especificações que o PS5 tem e que o Xbox Series X fica devendo
1 de 4 PlayStation 5 (foto não-oficial) e Xbox Series X possuem especificações parecidas, mas tem diferenças — Foto: Reprodução/Carlos PalmeiraPlayStation 5 (foto não-oficial) e Xbox Series X possuem especificações parecidas, mas tem diferenças — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira
Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Placa de vídeo
2 de 4 Processador gráfico do novo Xbox tem maior capacidade de processamento — Foto: Divulgação/MicrosoftProcessador gráfico do novo Xbox tem maior capacidade de processamento — Foto: Divulgação/Microsoft
O processador gráfico do Xbox Series X é composto por 52 unidades computacionais de processamento. Com isso, o chip usado pela Microsoft promete ser muito mais poderoso do que a unidade que equipa o PlayStation 5, formada por 36 dessas unidades.
As unidades computacionais são como núcleos de processamento que agregam uma série de componentes e estruturas da placa gráfica. Em geral, quanto maior a quantidade desses elementos, maior a capacidade de processamento gráfico do console. É possível que o novo Xbox apresente maior capacidade de atingir resoluções mais altas sem a necessidade de técnicas de reconstrução de imagem e melhor aproveitamento dos efeitos de ray tracing.
2. Processador
3 de 4 Processador do Xbox é mais rápido do que PS5 — Foto: Divulgação/MicrosoftProcessador do Xbox é mais rápido do que PS5 — Foto: Divulgação/Microsoft
Os dois consoles usam um processador derivado da arquitetura Zen 2 da AMD, mas a versão empacotada no Xbox promete ser mais rápida. De acordo com a Microsoft, o processador do Xbox pode funcionar em dois modos. Ao usar apenas oito núcleos, o chip permite velocidades de até 3,8 GHz. Por outro lado, ao utilizar os oito núcleos e mais oito threads, o processador trabalha em 3,6 GHz.
Os números significam que o processador do Xbox tende a ser mais rápido do que o PS5 nos dois modos de operação. Isso porque o console da Sony tem velocidade máxima anunciada de 3,5 GHz, usando os oito núcleos e as oito threads ao mesmo tempo.
PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony
Processadores são essenciais em jogos para processamento de tecnologias, como inteligência artificial dos inimigos, física e outros elementos de simulação dos mundos cada vez mais complexos. Outro efeito do processador está na capacidade do console em operar em velocidades mais altas. A CPU mais veloz do Xbox pode contribuir para que o console atinja 60 FPS, ou até mais, com mais frequência do que o rival da Sony.
3. Memória RAM
4 de 4 Parte da memória RAM do Xbox é mais rápida do que a RAM do PS5 — Foto: Reprodução/MicrosoftParte da memória RAM do Xbox é mais rápida do que a RAM do PS5 — Foto: Reprodução/Microsoft
Em termos de memória, é possível dizer que o Xbox é, ao mesmo tempo, mais rápido e mais lento que o PS5. Isso acontece porque o console da Microsoft tem 16 GB de RAM GDDR6 divididos em duas frações: uma delas, de 10 GB, tem velocidade de 560 GB/s, enquanto os outros 6 GB atingem 336 GB/s. No console da Sony, também são 16 GB de RAM GDDR6, mas a velocidade é a mesma para cada um desses gigabytes: 448 GB/s.
Ainda é cedo para dizer qual abordagem pode funcionar melhor – tudo vai depender de como desenvolvedores explorarem os dois sistemas. No entanto, a princípio, a fração de memória de alta velocidade do Xbox pode ter um impacto perceptível em games mais ambiciosos durante o ciclo de vida do console.
4. SSD
O SSD da Microsoft tem uma vantagem diante da unidade criada pela Sony: a capacidade. O disco sólido usado no Xbox Series X oferece 1 TB de capacidade – maior do que os 825 GB disponíveis no SSD confirmado pela Sony para o novo PlayStation 5.
Via Xbox e PlayStation
O que você está lendo é [Quatro especificações que o Xbox Series X tem e que o PS5 fica devendo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments