O que é griefing? Entenda prática proibida no LoL, CS:GO e mais jogos

Jogos competitivos, como League of Legends (LoL) e Counter-Strike:Global Offensive (CS:GO), têm regras específicas contra o A prática é famosa em jogos online e tem como objetivo simplesmente perturbar outros jogadores, sejam eles companheiros de equipe ou adversários. Oé o de player que não se importa com a vitória ou as consequências de seus atos. Ele atrapalha a diversão dos outros usuários com atitudes como dar spam no chat com mensagens desnecessárias ou prejudicar sua própria equipe. Entenda, a seguir, o significado do termo e veja o que as desenvolvedoras falam sobre a conduta.

CS:GO e FIFA: veja jogadores polêmicos que interromperam suas carreiras

League of Legends é um dos jogos mais famosos que infelizmente enfrentam problemas com o griefing — Foto: Reprodução/Riot Games 1 de 1 League of Legends é um dos jogos mais famosos que infelizmente enfrentam problemas com o griefing — Foto: Reprodução/Riot Games

League of Legends é um dos jogos mais famosos que infelizmente enfrentam problemas com o griefing — Foto: Reprodução/Riot Games

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A prática de apareceu bastante em MMORPGs no fim dos anos 90, como em Ultima Online e Everquest. Na época, diversos jogadores precisavam lidar com ações desagradáveis de outros players, como informações falsas e o , quando roubavam o abate de outro jogador para obter seus créditos. No entanto, a cultura do se espalhou para outros jogos online e acabou por se tornar uma dor de cabeça para as desenvolvedoras e para os players que buscam apenas se divertir.

Nesse contexto, significa algo como "jogador de má-fé". Suas atitudes variam bastante de jogo para jogo, e vão desde praticar a famosa "trollagem", até spammar o chat. Por exemplo, no CS:GO pode ser o jogador que mata seus próprios companheiros de equipe, conhecido como Friendly Fire, ou atrapalha propositalmente a comunicação no chat de voz. Já no League of Legends, há jogadores que desistem de jogar e têm como objetivo atrapalhar sua equipe, dando abates para seus adversários, comprando itens aleatórios, roubando experiência de seus companheiros e, por fim, deixando a partida.

Por conta disso, as desenvolvedoras em geral buscam punir os . No CS:GO, por exemplo, existe o "Overwatch System", que é um replay utilizado por certos membros da comunidade para investigar o comportamento dos jogadores que foram reportados inúmeras vezes em suas partidas e decidir se eles merecem punição ou não. Punições por duram no mínimo um mês, dependendo da gravidade. Porém, se o jogador voltar a cometer o mesmo erro após o final da primeira suspensão, ele poderá ser permanentemente banido.

Já no League of Legends, a Riot Games conta com um sistema semelhante para que os jogadores que cometam tais atitudes sejam reportados por seus companheiros de equipe e adversários. Caso seja confirmado que o jogador tenha tido um comportamento inadequado, ele sofrerá punições, como restrição do chat e a fila de baixa prioridade. Se por acaso ele persistir com as mesmas atitudes, sua conta pode sofrer uma suspensão, que pode ser de algumas semanas ou até permanentemente.

Via Latimes, Dot Esports, Dexerto, Steam e Riot Games

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